-
-
-
Fugas
Exclusivo Opinião Elogio do Vinho
As castanhas gostam de jeropiga e Álvaro Sobrinho de enganar os portugueses
-
Podcast Consultório de Vinhos
-
Fugas
Vinhos Verdes, uma região de brancos. Será?
Questões pertinentes e dúvidas persistentes, respondidas pela jornalista de vinhos Ana Isabel Pereira. Nos Vinhos Verdes, só se produzem vinhos brancos? Tentamos perceber, com Constantino Ramos.
-
Fugas
De que falamos quando falamos de Vinho Verde?
Questões pertinentes e dúvidas persistentes, respondidas pela jornalista de vinhos Ana Isabel Pereira.
Revista Singular
-
-
Reportagem
Esposende e Cávado, um roteiro fora de época
-
Perguntas e Respostas Vinhos verdes
Vinhos para uma estação indecisa, com o sommelier Filipe Wang
Reportagem
Roteiros
-
-
Fugas
Exclusivo Reportagem
Nestes bares, o vinho é “de terroir” e de “humanos que trabalham com o coração”
-
-
Entrevista
-
-
Fugas
Entrevista Bairrada
Mário Sérgio Nuno: “Um vigneron tem de viver com dignidade. Ponto.”
Este sábado, dia 22, na Quinta das Bageiras, 15 vitivinicultores engarrafadores vão dar os seus vinhos a provar e perceber como é possível promover a cultura do vigneron
-
Exclusivo
Ministro da Agricultura quer “travão” nos apoios à plantação de vinhas
Portugal tem um problema com o stock de vinho por escoar. É preciso “um travão, caso contrário estamos a deitar dinheiro fora”, diz José Manuel Fernandes na primeira entrevista desde que tomou posse.
Vinho do Porto
-
Guia
Não há canto de Portugal onde não se faça vinho
Da baía de São Lourenço a Câmara de Lobos, de Vilar de Perdizes a Odelouca, por cá só não crescem videiras no topo da Estrela. Das nossas castas e terroirs, nasce a identidade dos vinhos portugueses.
Painel de prova
-
Manuel Carvalho
Manuel Carvalho nasceu em Alijó, Vila Real, foi professor do ensino básico durante dois anos e integrou a primeira redacção do PÚBLICO, em 1989. A sua formação académica inclui um bacharelato na Escola Normal e mais tarde na Faculdade de Direito e na Faculdade de História da Universidade do Porto, onde se licenciou. Na secção de Economia do PÚBLICO desenvolveu grande parte do seu trabalho, com vários prémios conquistados. Em 2015, venceu o Prémio Gazeta de Imprensa, com uma série de reportagens sobre a I Guerra Mundial em Moçambique. Em parceria com David Lopes Ramos, lançou o suplemento Fugas. Foi subdirector e director-adjunto do PÚBLICO de 2000 a 2013 e entre 2018 e 2023 foi director do jornal. Uma das suas grandes paixões? O Douro e a memória do vinho do Porto.
-
Pedro Garcias
Pedro Garcias nasceu na vila de Alijó, distrito de Vila Real, e é produtor de vinhos na região do Douro. Colaborador do PÚBLICO desde a fundação do jornal, foi editor do suplemento Fugas durante cinco anos, sem nunca abandonar uma das suas grandes paixões: escrever crónicas e críticas sobre vinhos. A outra é, naturalmente, a produção e o aprimoramento das castas que cultiva nas terras altas durienses. Licenciado em Ensino Básico pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi também neste estabelecimento de ensino superior que tirou a pós-graduação em Cultura Portuguesa, juntando ainda um curso concluído na Porto Business School sobre Negócio de Vinhos.
-
Edgardo Pacheco
Edgardo Pacheco é açoriano e escreve sobre alimentação há quase 20 anos. Estudou Comunicação Social (“quatro anos desperdiçados”, de acordo com o próprio), a que se seguiram pós-graduações em assuntos que não batem uns com os outros. Escreve sobre vinhos, mas dá-lhe tanto prazer compreender uma fermentação maloláctica como fazer provas cegas de tomate, de queijo, de mel, de anchovas ou de batatas do Barroso (“as melhores da nação”). É um bocadinho obcecado com o azeite, porque não entende como é que um povo que gosta tanto de comer ainda é capaz de consumir azeites “que cheiram a tulha”, e para fazer Todo o Peixe é Nobre, no PÚBLICO, passou dias a fio a falar com pescadores e biólogos. Para reduzir a ignorância – a sua e a de quem se interessar por peixe. Colabora com o jornal e com a Fugas desde 2020. É a alma do projecto Terroir.
-
Ana Isabel Pereira
É portuense e tem a sorte de viver na Invicta (ou assim o entende). Começou a trabalhar no extinto "O Comércio do Porto", a cidade é uma inquietação sua desde então. Desde antes, muito provavelmente. Os vinhos são outra. Passou por vários órgãos de comunicação social, como freelancer, e de uma forma ou de outra, desde 2009 que foi acompanhando o sector, embora não o fizesse em exclusividade. É jornalista do PÚBLICO desde 2020 e tem agora oportunidade de se dedicar em pleno a escrever sobre o mundo vitivinícola e todas as suas ramificações.
-
José Augusto Moreira
Minhoto, nasceu, cresceu e vive em Vila Nova de Famalicão. Estudou Direito na Universidade de Coimbra, mas fez-se jornalista com o nascimento do PÚBLICO, tendo integrado a equipa fundadora do jornal na redacção do Porto, onde desempenhou múltiplas funções. Foi responsável pela Agenda, editor dos cadernos Local Minho, Local Porto e Local Coimbra, integrou as secções de Desporto, Sociedade e Política, tendo-se dedicado nas últimas décadas às áreas de gastronomia e vinhos.
Sobre
Terroir é um projecto digital diário dedicado ao vinho que quer tratar este produto de acordo com a enorme importância que ele tem hoje na nossa vida, como elemento aberto à relação com a comida, pelo turismo, pelas gentes que trabalham no sector e, obviamente, por todo o prazer de que ele é fonte. O Terroir quer viver o vinho todos os dias, com toda a comunidade de leitores do PÚBLICO, em especial os amantes do universo dos vinhos, conhecedores ou não, e tem o apoio das 14 regiões vitivinícolas portuguesas, do Instituto da Vinha e do Vinho e da Andovi, mas a sua produção editorial é completamente independente destes apoios. O nosso email é terroir@publico.pt.
Os vinhos para prova pelos nossos críticos devem ser enviados para Jornal PÚBLICO, Rua Júlio Dinis, nº 270 Bloco A 3º, 4050-318 Porto.
Apoiado pelas comissões vitivinícolas regionais portuguesas