Before Before
After Before
Veja as diferenças entre modo claro e modo escuro

PÚBLICO, cada vez mais sustentável

O site do PÚBLICO passa a ter uma versão escura, usando menos energia

A partir de hoje, já pode ler as notícias no site do PÚBLICO recorrendo a uma versão escura (dark mode) do site. Esta iniciativa, possível com o apoio da KIA, tem inúmeras vantagens, tanto de sustentabilidade como de conforto e bem-estar para o utilizador, respondendo a um desejo e necessidade, tanto do jornal como dos seus leitores.

A funcionalidade – que até agora estava restrita aos leitores do AZUL, a secção do PÚBLICO inteiramente dedicada à cobertura da emergência climática – estende-se agora à página principal e, de forma progressiva, a todo o site. Nas palavras do director, David Pontes: “Procurar novas soluções que vão ao encontro das melhores práticas e dos interesses dos nossos leitores está na matriz do jornal. Foi isto que fizemos aqui.”

Os leitores passam a escolher o modo claro ou escuro para o fundo das notícias. João Seabra, director-geral da Kia Portugal, sublinha que esta associação, “constitui uma expressão clara do sentido holístico com o qual a Kia encara a sustentabilidade, que não se esgota nas inovações que desenvolvemos em mobilidade eléctrica. Procuramos contribuir para um quotidiano mais eficiente e descarbonizado, e todos os gestos contam”.

Texto alternativo Texto alternativo Texto alternativo
  1. Texto alternativo

    Como activar o modo escuro

    Para activar o Modo Escuro, basta seleccionar a opção "Modo Escuro” sempre presente no topo do site. Com apenas um clique, poderá alterar o modo da interface sempre que desejar.

  2. Texto alternativo

    Uma leitura mais confortável

    O Modo Escuro oferece uma paleta de cores invertida que torna a leitura de notícias mais agradável aos olhos, especialmente em condições de baixa luminosidade.

  3. Texto alternativo

    Economia de energia

    O Modo Escuro também pode ajudar a economizar energia, especialmente em dispositivos móveis com ecrãs OLED. Isso ocorre porque os pixéis escuros consomem menos energia do que os pixéis brancos, o que pode resultar numa maior duração da bateria.

A nova funcionalidade foi inspirada no feedback e nas sugestões dos nossos leitores, que já tinham esta experiência em parte do site. O Modo Escuro pode ainda ajudar a economizar bateria de dispositivos móveis com ecrãs OLED, uma vez que os pixéis escuros consomem menos energia que os brancos, podendo resultar num prolongamento de vida do ciclo da bateria e, como resultado, em menores consumos energéticos.

Esta é uma configuração visual totalmente opcional, dando ao leitor liberdade para escolher o modo que prefere. Para além de questões ou preferências estéticas, há vantagens no conforto e bem-estar do leitor, uma vez que diminui o esforço de leitura, melhorando o conforto ocular do mesmo. Além disso, contribui para o descanso do cérebro, quando a consulta dos dispositivos electrónicos é feita antes de dormir, sendo uma opção que favorece ainda a acessibilidade de pessoas com deficiências visuais.