De onde vem a mineralidade e acidez vibrante do vinho verde?

Não vem do solo, é mais uma sensação, mas também está associada a opções de vinificação? O que é isso da mineralidade no vinho? Tentamos explicar com a ajuda de Alexander Cornejo Pino.

O que é isso da mineralidade no vinho? Falamos de um produto rico em minerais? Ou apenas de uma sensação? E, se é isso, que experiência de prova é essa que faz com que escrevamos sobre cheiro a granito molhado e outras coisas que tais? Sim, também há quem a descreva como sinónimo de uma frescura imensa. Mas isso não é a acidez?

A explicação neste episódio, com a ajuda do agrónomo Alexander Cornejo Pino, especialista em sustentabilidade e viticultura e técnico da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

O podcast Consultório de Vinhos é produzido e apresentado por Ana Isabel Pereira, com sonoplastia de Miguel Sousa e locução de Isidro Lisboa.


O Consultório de Vinhos é um podcast do PÚBLICO apoiado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. A responsabilidade editorial sobre a programação e a produção é do PÚBLICO, independentemente deste apoio.

Pode subscrever o podcast na Apple Podcasts, Spotify ou na sua aplicação preferida de podcasts.

Para saber mais sobre a política de conteúdos apoiados do PÚBLICO clique aqui.

Sugerir correcção
Comentar