Balanços 2024
Enlaces e deslaces: os casamentos e os divórcios dos famosos em 2024
O amor andou no ar durante todo o ano de 2024, mas também houve casais que não resistiram ao tempo: recorde quem foi quem.
O amor andou no ar durante todo o ano de 2024, mas também houve casais que não resistiram ao tempo: recorde quem foi quem.
O produtor de amendoins que se tornou Presidente morreu no domingo aos 100 anos, colocou painéis solares na Casa Branca e uma vez passou 89 segundos dentro de um reactor nuclear em fusão.
Os saldos são tanto o melhor, quanto o pior momento para ir às compras. Cometemos erros que resultam do entusiasmo do preço, optamos por não ver que o desconto é irrisório, ignoramos a qualidade.
Desde quanto tempo as sobras se mantêm no frigorífico até se o bolor significa que tem de deitar algo fora, estas são as principais perguntas sobre desperdício alimentar que precisam de resposta.
Olhar para os 12 meses que se passaram faz-nos “avaliar progressos e projectar o futuro”, mas a mudança “não precisa de ser ditada por uma data” e é necessário gerir expectativas, dizem especialistas.
O poliedro alberga itens importantes. A caixa foi fechada a 7 de julho de 2024 e será aberta em 2042. Já o livro proposto foi escrito pelo patrono da biblioteca: Repensar Portugal.
A imprensa nipónica descreve Osamu Suzuki como um engenhoso investidor que, além de ter afirmado a Suzuki no Japão, foi fundamental na transformação da Índia num relevante mercado automóvel.
Projecto do ex-futebolista neerlandês intitulado Parc des Rêves chega a Portugal. O atleta quer materializar os sonhos e inspirar mudanças sociais, em parceria com a Fundação Sporting.
Especialistas recomendam cuspir mas deixar a pasta nos dentes, um equilíbrio entre lavar com ou sem champô, mais água e menos álcool, e cerejas ácidas para dor — para entrar com o pé direito em 2025.
Para que aproveite os melhores descontos sem se deixar enganar, é preciso fazer o trabalho de casa: comparar preços, fazer uma lista do que precisa e saber quais são os seus direitos é essencial.
A maquilhagem, o frio, o cansaço, a comida e a bebida são alguns dos inimigos da pele nesta altura do ano. O PÚBLICO juntou dois especialistas que explicam como gerir estes dias.
Num ano em que tanto se falou da liberdade conquistada no dia 25 de Abril de 1974, pergunta-se às crianças se se sentem livres. Aos adultos também.
O mais certo é que o número de migrantes sem situação regularizada não tenha ascendido sequer a cem mil pessoas nos últimos quatro anos. E o que é que isso representa? Uma gota de água no oceano.
O pessimismo é o tema desta Birra: é contagioso e só leva ao cruzar de braços.
Será internacionalmente competente o tribunal do país onde o requerido na ação tem a sua residência habitual ou, em alternativa, o tribunal do local da residência habitual do credor de alimentos.
O Torel Palace Lisbon abriu um spa que, tal como os seus dois restaurantes, o Black Pavilion e o 2Monkeys, está aberto aos clientes que não dormem no boutique hotel.
Estudos dividem os impulsionadores de felicidade apoiados por provas em coisas a adicionar ou subtrair das nossas vidas.
Cinquenta homens foram acusados de fazerem parte do esquema de Dominique Pelicot, que drogava a ex-mulher e recrutava homens para a violar. Todos foram considerados culpados: de violação ou agressão.
O ilusionista português esteve pela primeira vez em Paris com o Impossível ao Vivo, onde convida outros mágicos para partilhar o palco. Nos bastidores, preparam-se os truques, mas mantém-se o segredo.
Onde andam essas girls arrojadas e aparentemente bem arranjadas? Ninguém sabe porque, além das fotografias nas zonas beto-indie-alternativas das cidades, não se encontram em lado nenhum.
Nos anos 1980, com a princesa Diana ou Jane Fonda, o vestuário desportivo cruzou-se com a moda do quotidiano. Mas, antes disso, há mais história para contar até o athleisure ter chegado à passerelle.
Todas as semanas, a psicoterapeuta responde às dúvidas dos leitores nas suas colunas da Observer Magazine e no The Guardian. A britânica defende que todos procuramos o mesmo: relação
O luxo está sempre em movimento, influenciado pela conjuntura económica, explica o filósofo e sociólogo francês ao PÚBLICO. “Há uma crise neste momento, mas não em todas as marcas de luxo.”
Aterramos neste luxuoso retiro em Alicante para testar uma promessa: dizem-nos que em quatro dias nos podem melhorar a vida, convencendo-nos a mudar de hábitos para mais saúde.
As marcas nacionais reuniram especialistas para discutir os desafios do mercado. A especialista em inovação encontrou brandos costumes e modéstia: “É preciso ousadia e risco para ter sucesso.”
Perante o descontentamento, manter ou romper um vínculo exige movimento. A mudança pode seguir caminhos distintos, sendo um deles a reconstrução conjugal, outro, a separação.
Nunca me passaria pela cabeça perguntar a alguém porque é que não fuma, mas toda a gente acha que tenho de ter uma boa explicação para não tomar bebidas alcoólicas.
Não é difícil perceber que os primeiros alunos a serem atingidos pela falta de apoio são os oriundos de famílias com menos recursos económicos, que não têm possibilidade de pagar explicações.
Ler com os nossos filhos não é apenas uma oportunidade de estimular a imaginação e a criatividade, mas também uma forma de cultivar laços afetivos e deixar memórias que perduram.
Tenho também consciência de que se trata de uma dúvida de primeiríssimo mundo, um questionamento burguês quase ofensivo face aos inúmeros e reais problemas que existem.
Enteado do herdeiro aparente do trono da Noruega saiu da prisão e declara-se inocente dos crimes de violação: um que levou à sua detenção e outro que foi descoberto durante a investigação.
Há menor preocupação com a sustentabilidade e mais com a falta de apetite para a compra. Eis os dez desafios da moda para o próximo ano, de acordo com o relatório The State of Fashion 2025.
Joga em vários campeonatos: é capitão da selecção nacional de râguebi, estuda medicina e é dentista. No futuro, espera que a modalidade cresça e quer fazer parte dessa valorização.
Ser atleta nunca foi hipótese, já que é “daquelas atletas medianas”. Ultrapassada a frustração, trabalha com a ferramenta de que dispõe, a comunicação, para apregoar os benefícios do movimento.
Aos 37 anos e a celebrar duas décadas de carreira, o bailarino receita a dança e o movimento como antídoto para a falta de empatia no mundo. Dançar não resolve todos os problemas, mas ajuda.
Aos 28 anos, a ginasta do Porto deixou marca na história olímpica portuguesa, depois de mais de duas décadas dedicada ao movimento. Logo depois, reformou-se, mas ainda não deu por terminada a missão.
O actor preocupa-se com a ditadura da imagem que o mundo vive e diz sempre ter encarado o desporto como uma extensão do movimento que o corpo exige. É essa a mensagem que quer passar à filha.
São páginas à espera de serem folheadas, histórias à espera de serem descobertas. Cada livro é uma conversa íntima, um diálogo que transcende o tempo e convida a refletir sobre a nossa jornada.
A minha pilha de livros cresce enquanto luto contra o sono. Ouço passos e vejo o senhor Simão, que já trocou o turno com o senhor Joaquim, abrir a porta ao detetive William Somerset.
Será o silêncio uma espécie de buraco negro, um vazio, o nada, ausência total de comunicação? O meu “não” é definitivo. No silêncio, há perguntas e respostas, caminhos e labirintos.
O grupo dinamarquês quer abrir 50 lojas nos próximos três anos em Portugal, sobretudo através do regime de franchising para etiquetas como a Only, Jack&Jones e a Vero Moda.
Empresas norte-americanas fazem planeamento de inventário com software de inteligência artificial que incorpora a análise meteorológica para tomar decisões sobre descontos em determinados produtos.
Os participantes que se envolveram num programa de ioga virtual de 12 semanas relataram sentir menos dor e dormir melhor quando comparados com aqueles que não tiveram acesso ao programa.
“Não aceito que se diga que os jovens estão desligados, que só estão preocupados com o seu umbigo”, lamenta a anfitriã de Ponto de Luz, um podcast independente da rede PÚBLICO.
É a responsável por gerir a rede de embaixadores da casa de moda francesa. Apesar de não ser saudosista, a directora mundial de celebridades da Dior confessa que o “jogo da moda” perdeu a leveza.
O desafio foi lançado em Fevereiro de 2023 e centenas de cartas, de mulheres de todo o mundo, chegaram às mãos da actriz. Desejo é um livro sobre fantasias sexuais e sentimentos profundos.
Bárbara Guimarães partilhou este ano, em forma de livro, “a tormenta” por que passou: o divórcio, o julgamento de violência doméstica, o cancro. Tudo, diz, para lançar “um sopro de vida”.
Para o actor, “retirar a noção de força ao sexo feminino e a noção de fragilidade ao sexo masculino são ideias um bocado tontas, contraditórias e fragilizadoras de ambos os géneros”.
No arranque da segunda temporada do podcast Um Homem não Chora, a cantora fala da importância de contrariar, pela educação dos filhos, os estereótipos vigentes sobre a masculinidade.
O fotojornalista é símbolo de uma das profissões que mais se colam ao estereótipo do homem que se quer corajoso e forte: repórter de guerra.
O neurocientista insurge-se contra o estado a que a educação chegou e compara com os países asiáticos, como a China, onde nenhum de nós quererá viver, salvaguarda, mas com o qual temos de aprender.
O título de miss havia de lhe definir a vida e, aos 75 anos, continua a lamentar: “Estive toda a vida a provar que não era burra.” Mas foi na família que encontrou o seu maior sonho.
Nunca se colocou apenas numa prateleira. É autor e cantor, além de tudo o que ainda quiser ser. “Olhamos para a velhice com condescendência, não valorizando o que as pessoas têm para dar”, lamenta.
Com 80 anos acabados de fazer, diz não sentir “a idade no corpo” e quer ser inspiração para uma vida activa. “Costumo dizer que a vida é uma festa, cabe-nos a nós sermos convidados para ela.”
A dieta da saúde planetária, que incentiva as pessoas a comerem mais plantas e menos alimentos processados, reduz o risco de morte prematura, segundo uma nova investigação.
Redução das glândulas salivares, introdução subcutânea de factores de crescimento, utilização de câmaras hiperbáricas… A medicina estética está cheia de recursos para reduzir a passagem do tempo.
O livro centra-se nos pais, que tantas vezes não amam os seus filhos como estes esperavam; e como esse desamor, desapego, desinteresse ou mesmo a violência física vai ter impacto na vida adulta.
Nas redes sociais há cada vez mais influencers que promovem a prática de exercícios e massagens faciais. O PÚBLICO foi descobrir se estas técnicas funcionam.
A arquivista está na Dior desde 1974, mas não chegou a tempo de conhecer o costureiro que revolucionou a história da moda. Os arquivos vieram ressuscitá-lo e torná-lo eterno.
Foi com desconfiança que o professor britânico olhou para a corrente da Psicologia Positiva, mas depois de a ver aplicada em Harvard decidiu replicá-la na Universidade de Bristol. Com sucesso.
Nestes tempos que parecem afastar-nos, apesar da tecnologia, e quando temos tanto tempo de vida, parecemos mais sós do que nunca. Reflectimos sobre o tema com o escritor e editor Francisco José Viegas
É o terceiro romance da autora dedicado ao período do Estado Novo, tendo as mulheres como tema central. “Quando olham para nós, não nos dão a credibilidade que se dá um homem”, lamenta ao PÚBLICO.
A nadadora síria reformou-se aos 25 anos da competição profissional para se dedicar ao trabalho humanitário com refugiados. “Sabemos que as pessoas ainda estão a atravessar, é necessária muita ajuda.”
Habituada a trabalhar com adolescentes e jovens, Margarida Gaspar de Matos estreia uma colecção de guias cujo fim último é o autocuidado e a descoberta da felicidade nas pequenas coisas.
A partir de pequenos objectos, Annabelle Hirsch faz uma viagem ao mundo particular, revelando a importância do estudo do quotidiano para compreender o papel da mulher ao longo dos tempos.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Para permitir notificações, siga as instruções:
O seu acesso ao PDF é um acto de confiança.
A partilha em PDF de jornais e revistas nacionais por email, whatsapp ou outras redes sociais é uma clara violação dos direitos de autor. Além de crime, ameaça a sustentabilidade financeira das empresas de media, a informação livre e independente, e coloca em risco postos de trabalho no sector da comunicação social e do seu papel como garante da democracia.
Aproveite este PDF, mas não o partilhe. Diga não à pirataria e sim à informação de qualidade.