Ivo Canelas: “Sinto um retrocesso que me assusta na camada mais jovem”

Para o actor, “retirar a noção de força ao sexo feminino e a noção de fragilidade ao sexo masculino são ideias um bocado tontas, contraditórias e fragilizadoras de ambos os géneros”.

Em mais um episódio do podcast Um homem não chora, Ivo Canelas não tem dúvidas de que "não há nada mais humano e profundo do que ver um homem em contacto com a sua fragilidade. A exposição dessa fragilidade é significativa de uma grande força, ou pelo menos de uma enorme segurança".

Com 50 anos e um percurso conhecido e reconhecido, dividido entre o teatro, o cinema e a televisão, o actor recorda, na sua infância, uma tia que era dotada de uma imensa paciência para os sobrinhos e que sempre acolheu a sua vontade de ter "às vezes coisas com uma carga feminina".

Ivo Canelas lamenta assistir a um certo retrocesso de mentalidades, sobretudo entre os mais jovens. Nesse movimento dá por si a observar um maior conservadorismo, "uma visão mais reduzida da igualdade" e "um aumento do preconceito".


Um Homem Não Chora está disponível às segundas-feiras em todas as aplicações para escuta de podcasts — como a Apple Podcasts ou o Spotify —​ e na área de podcasts do site do PÚBLICO.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários