“As marcas não podem remeter só para o passado como quem gere um museu”

As marcas nacionais reuniram especialistas para discutir os desafios do mercado. A especialista em inovação encontrou brandos costumes e modéstia: “É preciso ousadia e risco para ter sucesso.”

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Heather Boesch é partner e directora executiva da consultora IDEO DR
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Fala a um ritmo estonteante a partir de um cubículo colorido no escritório em Cambridge, Massachusetts, já depois da passagem por Lisboa para participar no Luxury Brands Summit. “É um espaço pequeno, um lugar seguro, onde podemos dizer tudo sem temer que soe estranho, é um lugar de vulnerabilidade, algo que é muito importante para a criatividade”, explica. Heather Boesch é partner e directora executiva da IDEO, uma das mais importantes consultoras de estratégia e de design, que define como “uma empresa repleta de génios”. Já conhecia Portugal antes da conferência, mas garante que nunca ouviu falar tanto do país como nos últimos cinco anos. Vê nisso uma oportunidade para o mercado nacional expandir horizontes, mas não chega o passado de conquistas e glórias dos descobridores e dos poetas. Defende que é preciso reescrever a história das marcas, dar-lhes visibilidade e, pelo caminho, até deixar cair a sua origem.

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