O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) nomeou, nesta segunda-feira, o actor britânico Theo James como embaixador mundial da Boa Vontade.
James, que actuou nas séries de televisão The Gentlemen - Senhores do Crime e The White Lotus, tem apoiado o ACNUR desde 2016 e viajou para a Grécia, França e Jordânia para se encontrar com requerentes de asilo e refugiados, disse a agência.
James disse que a experiência da sua própria família lhe “deu uma compreensão dos sacrifícios e das lutas que os refugiados enfrentam”.
“Durante a Segunda Guerra, o meu avô foi forçado a fugir num pequeno barco da Grécia para a Síria, e a sua coragem e resiliência inspiraram-me a ajudar a fazer a diferença na vida das pessoas deslocadas”, afirmou em comunicado.
“O meu avô foi acolhido e recebeu abrigo do povo sírio, o que lhe permitiu reconstruir a sua vida como médico e dar algo em troca. É por isso que é importante para mim ser solidário com os refugiados que fugiram de conflitos e ajudar a partilhar as suas histórias. Eles precisam do nosso apoio agora mais do que nunca.”
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados afirmou na semana passada que o número de pessoas deslocadas à força atingiu um recorde de 117,3 milhões no final do ano passado e que este número pode aumentar sem que haja mudanças políticas a nível mundial.
“Ninguém escolhe tornar-se refugiado. Mas todos nós podemos escolher como responder às pessoas que necessitam de refúgio e cujas vidas dependem disso”, resumiu James.
Além dos papéis na televisão, Theo James, de 39 anos, também se notabilizou pelo seu papel como Tobias “Four” Eaton, nos filmes Divergente (2014), Insurgente (2015) e Convergente (2016), ou como David em Underworld: O Despertar (2012) e Underworld: Guerras de Sangue (2016).