Bragança volta a transformar-se numa Terra de Natal e de Sonhos de 1 de Dezembro a 7 de Janeiro. A grande novidade da nona edição é uma rampa de gelo natural com 40 metros "que proporcionará muita adrenalina e sorrisos", descreve o município em comunicado.
"Será do agrado de todos, mas particularmente dos mais pequenos", sublinha o presidente da câmara municipal da cidade transmontana, Hernâni Dias. A expectativa é que a nova aposta possa "acrescentar à capacidade de atracção e de interesse" do evento.
O programa volta a contar com a já habitual pista de gelo natural que, com 300 metros quadrados, se assume como "a maior de Trás-os-Montes e Alto Douro". Utilizar a pista ou descer duas vezes na rampa vai custar 1,50 euros.
Estão também de volta a casa do Pai Natal, os carrosséis e as tasquinhas de Natal, instalados na Praça Camões e na Praça da Sé, além de "miniconcertos, espectáculos, workshops, Presépio ao Vivo, momentos de leitura e a Chegada dos Reis Magos", programados para diferentes pontos da cidade.
Já no feriado de 1 de Dezembro, dia que marca a abertura da Terra de Natal e de Sonhos, o Pai Natal chega a Bragança, num desfile "com muitas surpresas" que começa na Praça Cavaleiro Ferreira.
Para ajudar a compor o cenário da quadra, o centro histórico da cidade vai estar iluminado com 400 mil luzes LED, de alta eficiência energética.
No ano passado, segundo dados da organização, a pista de gelo contou com 30.527 patinadores e mais de 110 mil pessoas passaram pela Praça Camões, números que a câmara municipal conta superar nas quase cinco semanas que dura a iniciativa.
Dada a proximidade com o país vizinho, os espanhóis são uma "presença frequente e numerosa", destaca Hernâni Dias. "Mais de 70% dos turistas são provenientes de Espanha. Isso contribui também para o comércio e para a economia local", acrescenta.
A iniciativa resulta de um investimento municipal de cerca de 300 mil euros, mais 47 mil do que na edição passada, correspondendo ao preço da nova atracção.