Com o apoio
Advertisement Saiba mais
Dia de Cinema com a FILMIN

Se vê o mundo pelos olhos de um realizador, se os personagens são amigos de infância que ainda hoje o acompanham, se um guião com alma é mais valioso do que qualquer outra coisa, então estes são os dias pelos quais anseia. Dias de Filmin, porque o cinema mudou as nossas vidas.

Documentários para compreender o mundo

As Testemunhas de Putin

Vitaly Mansky
2018

I Am Not Your Negro - Não Sou o Teu Negro

Raoul Peck
2016

Citizenfour

Laura Poitras
2014

Documentários para compreender o mundo

Uma janela para o mundo, que nos leva para além das nossas quatro paredes. Assim são os documentários, uma forma de arte imprescindível para melhor entender realidades diferentes das nossas.

Para que servem os estúdios de cinema? Para criar mundos, inventar realidades, tornar o cenário que alguém pintou no pano de fundo da história que outro alguém escreveu. Nos documentários, o palco é o mundo real, e a premissa do filme não é pensada por argumentistas numa sala; é o que vivemos todos os dias. É a verdade da vizinha do lado e do país de quem todos se esqueceram, do preso político que o governo quis calar e as décadas de injustiça que uma minoria é obrigada a aguentar.

É por isso que os documentários são tão importantes: porque dão voz a quem precisa e trazem para a praça pública temas que é necessário discutir e resolver. E nada melhor para descobrir documentários actuais e aclamados pela crítica e o público que a Filmin. Nesta plataforma de streaming, há um canal dedicado a este género cinematográfico, com dezenas de documentários surpreendentes.

“Citizenfour” (2014) é um dos grandes títulos que encontramos na Filmin. O documentário, da cineasta e escritora norte-americana Laura Poitras, leva-nos à descoberta de uma das “personas non gratas” do governo norte-americano, Edward Snowden. Em 2013, o ex-funcionário dos serviços secretos dos Estados Unidos revelou que o governo estava a espiar os seus cidadãos: na altura, Laura Poitras estava a realizar um filme sobre abusos de segurança nacional no pós-11 de Setembro nos Estados Unidos quando começou a receber e-mails encriptados de alguém que se identificava como Citizenfour, que estava preparado para denunciar os programas de vigilância massiva dirigidos pela NSA e outras agências secretas. Pouco depois, a realizadora e o repórter Glenn Greenwald voam para Hong Kong para encontrar-se com Edward Snowden. O filme “Citizenfour” é o resultado de uma série de encontros onde Snowden fala do que sabe e que parece um thriller da vida real. Um documentário impressionante, que mostra as teias da vigilância num mundo que já é um olho panóptico.

O documentário “I am not your Negro - Eu não sou o teu negro” (2016) é outro documentário imperdível na Filmin. Através de preciosos materiais de arquivo, transporta-nos numa viagem às questões raciais nos Estados Unidos do tempo de Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, Jr., activistas do Movimento dos Direitos Civis, até aos dias de hoje, mostrando as dificuldades desta minoria naquele país e as atrocidades que, ano após ano, continuam a passar impunes. Um filme obrigatório para compreender a luta deste povo nos EUA.



Terminamos com o documentário mais urgente do momento: “As Testemunhas de Putin” (2018). Numa altura em que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia não parece mostrar sinais de abrandamento, este filme revela-nos os interesses que levaram Vladimir Putin ao poder, a 31 de dezembro de 1999, através de material de arquivo pessoal e testemunhas únicas próximas da figura de um dos líderes políticos mais controversos da actualidade. Um documentário que nos ajuda a perceber melhor o contexto de guerra na Europa e o rosto por trás do nome que nos assombra há meses, Vladimir Putin.

Guarde as nossas sugestões consigo e prepare-se para um fim-de-semana de documentários absolutamente avassaladores.



Editar