Preparem-se. Destes filmes não estão à espera

Comédias com humor para lá de absurdo, thrillers tão surreais como um delírio, histórias psicadélicas sobre vingança e ódio... Há filmes que parecem saídos dos sonhos (ou pesadelos) mais estranhos.

Foto

Há realizadores e escritores que dormem com um caderno e uma caneta na mesinha de cabeceira. Porquê? Para apontarem as ideias e histórias mais esquisitas que surgem nos sonhos, no momento em que acordam, para não se esquecerem de nenhum pormenor. Só pode ser assim que nascem os argumentos mais inesperados – e também alguns dos mais incríveis. Por isso mesmo, na Filmin, a plataforma de streaming onde encontramos “o cinema que mudou as nossas vidas”, estes filmes estão dentro da colecção “What The F***” – e não há melhor forma para os classificar que esta. Há nesta colecção dezenas de filmes que só conseguimos descrever como mirabolantes e fantásticos, e onde se descobrem verdadeiras pérolas da sétima arte.

Filmes a não perder


Entre os mais variados tesouros que se encontram nesta colecção – perfeitos para entreter num fim-de-semana de frio e chuva – destacamos alguns títulos imperdíveis. Começamos por “Mandy” (2018), de Panos Cosmatos, cineasta e argumentista italiano, que surpreendeu no Festival de Sundance com este filme protagonizado por Nicolas Cage. A primeira obra do realizador, “Além do Arco-Íris Negro” (2010) deixou tanto os críticos como o público rendidos, pelo que este filme foi aguardado com grande ansiedade – e correspondeu às expectativas. “Mandy” é um impressionante filme de terror psicadélico sobre um homem que perde a grande paixão da sua vida e se lança numa sangrenta jornada de vingança, alternada por momentos surreais induzidos pelo uso de substâncias – uma viagem na qual imergimos de corpo e alma, contagiados pelo uso magistral de luzes e sons deste filme.

“Na Fronteira” (2018) é outro dos títulos obrigatórios desta colecção. Inspirado num conto de John Ajvide Lindqvist – autor do livro sobre vampiros que inspirou o filme “Deixa-me Entrar” – é um drama fantástico que conta a história de Tina, uma mulher que, por se sentir diferente, é extremamente solitária e discreta. Devido a um extraordinário e sobrenatural talento para identificar traficantes, é guarda fronteiriça e as suas capacidades são reconhecidas por todos. Até que, um dia, chega um homem de aspecto suspeito, e Tina é incapaz de identificar o que esconde. Acaba por ficar obcecada por ele e pelo seu hipnótico carisma. O que finalmente descobre sobre esse homem, vai trazer-lhe revelações impressionantes sobre si mesma e a humanidade. Um filme tremendo, vencedor do prémio “Un Certain Regard” no Festival de Cannes.

“Absolutely Anything - Uma Comédia Intergalática” (2015) é mais uma das boas descobertas da coleção WTF da Filmin. Realizado por Terry Jones, membro dos consagrados Monty Python, “Absolutely Anything - Uma Comédia Intergalática” é, como o título indica, um filme para rir, com o típico humor do grupo britânico. Na história, outros membros dos Monty Python, Terry Gilliam, John Cleese, Terry Jones e Michael Palin dão voz a um Conselho Intergaláctico, um grupo de criaturas alienígenas que decidem que a Terra e os seus habitantes devem deixar de existir. Mas antes disso, concedem à humanidade uma última hipótese de salvação: dão o poder absoluto para fazer qualquer coisa a uma pessoa aleatória (Simon Pegg) e se este só o usar para fazer o bem, a Terra poderá ser salva. Uma comédia divertida e espirituosa, tão imprevisível como os próprios Monty Python.

Mas há muito mais para descobrir na colecção WTF e em tantas outras colecções na Filmin. Instale-se no sofá e volte a apaixonar-se por bom cinema este fim-de-semana!

Sugerir correcção
Comentar