Legislativas 2019
À janela da campanha, o que vêem os portugueses?
No banco de um jardim, à janela, de férias ou a caminho do trabalho. Como olham os cidadãos para a campanha política que antecede as eleições legislativas? Que importância dão ao voto? Retratos de um país que se prepara para escolher os seus representantes na Assembleia da República.
A segunda semana de campanha já vai a meio e os portugueses preparam-se, no domingo, para escolher os seus representantes na Assembleia da República. De acordo com as últimas sondagens, feitas pela Universidade Católica Portuguesa para o PÚBLICO, o PS deverá vencer estas eleições, embora sem maioria absoluta.
De acordo com os dados conhecidos nesta quarta-feira, o PS alcança os 37% e o PSD chega aos 30%. Em terceiro lugar, surge o BE com 10%, seguido do PCP com 6%, do CDS com 5% e do PAN com 3%.
As mesmas sondagens apontam para que a Assembleia da República passe das actuais seis forças políticas para oito: o Iniciativa Liberal e o Livre podem conseguir assento parlamentar. Joacine Katar Moreira (Livre) e João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal) podem ser eleitos através do círculo eleitoral de Lisboa.
Siga a cobertura do PÚBLICO sobre as próximas legislativas aqui, com notícias do dia, reportagens, opinião, análise e as rúbricas "Prova dos Factos" e "Explique lá melhor".