Nove temas, seis líderes: Fica para a próxima (legislatura)
Escolhemos nove temas decisivos na próxima legislatura e, sobre eles, questionámos pessoalmente os líderes dos seis partidos parlamentares que se candidatam às legislativas. Em causa estão problemas por resolver e novas questões.
- Eutanásia: O seu partido vai defender a legalização da eutanásia, da morte assistida ou nenhuma destas medidas?
- Violência doméstica: Apesar de todo o investimento feito para fazer frente à violência doméstica, as mortes permanecem e até aumentam. O que se propõe fazer? Concorda com a revisão constitucional para criar tribunais especiais?
- Enriquecimento ilícito: Uma das formas de combater a corrupção é o controlo da riqueza. Para quando uma lei sobre o enriquecimento ilícito?
- Descarbonização da economia nacional: Que medidas considera mais relevantes para a descarbonização da economia nacional?
- Teletrabalho: Defende alterações ao regime laboral que potenciem e facilitem o teletrabalho a partir de casa e não presencialmente nas empresas (smart working)?
- Regulação das plataformas digitais: Como regulamentar as plataformas digitais? Deve haver taxação específica no espaço da União Europeia ou individualmente por Estados-membros?
- Direitos Humanos na União Europeia: A União Europeia deve ser mais rigorosa na exigência de respeito pela democracia e pelos direitos humanos, impondo mais sanções aos países que os violam?
- Financiamento da União Europeia: Quais as formas de financiamento da União Europeia que defende: novas taxas sobre empresas poluentes e digitais e/ou mais participação dos Estados?
- Dívida pública portuguesa: Baixar a dívida pública é uma prioridade? Deve o país manter um défice zero, cujas consequências são conhecidas nas restrições ao investimento nos serviços públicos, para conquistar esse objectivo?
Rui Rio
PSDAntónio Costa
PSCatarina Martins
BEJerónimo de Sousa
PCPAssunção Cristas
CDSAndré Silva
PAN