Web Summit será em Dezembro. Evento online é certo e deve “mostrar mais Portugal além de Lisboa”

A Web Summit vai avaliar a possibilidade de ter uma audiência fisicamente na Altice Arena. Uma decisão que será articulada com as autoridades de saúde.

Foto
Web Summit 2020 quer misturar eventos virtuais e presenciais Miguel Manso

A Web Summit, cimeira de tecnologia que anualmente se realiza em Lisboa durante o mês de Novembro, vai decorrer este ano entre os dias 2 a 4 de Dezembro e vai receber até 100 mil participantes numa plataforma online, esclareceu a organização em comunicado esta quarta-feira. A parte presencial do evento será avaliada em Outubro, tendo em conta a situação da pandemia de covid-19.

A cimeira é uma das maiores conferências da Europa sobre tecnologia que se realiza desde 2016 na capital. Este ano, devido à pandemia, os moldes serão diferentes. A Web Summit vai receber até 100.000 participantes numa plataforma online que a empresa desenvolveu para sediar a sua conferência de tecnologia Collision, que geralmente é realizada fisicamente em Toronto, no Canadá. O evento irmão da Web Summit que começou esta terça-feira, agora chamado Collision from Home, atraiu mais de 30.000 participantes esta semana, disse a organização.

“Temos desenvolvido software que permite a conexão a eventos há mais de meia década para que possamos entrar naturalmente online”, disse Paddy Cosgrave, co-fundador e presidente executivo da Web Summit, esta quarta-feira. A organização explica também que as conferências vão ser transmitidas virtualmente a partir de um estúdio na Altice Arena e também de outros estúdios espalhados por diferentes cidades do país.

“Queremos filmar noutras cidades de Portugal, como Porto, Coimbra, Faro para mostrar mais de Portugal ao mundo”, acrescentou Paddy Cosgrave numa conferência de imprensa com jornalistas durante a tarde de quarta-feira, em que o PÚBLICO participou. “Queremos mostrar mais Portugal além de Lisboa.”

Foi realizada através da nova plataforma de eventos online da Web Summit, criada especificamente para a Collision from Home. Inclui várias salas virtuais para assistir a apresentações e palestras, workshops, espaços de convício, e acesso a uma plataforma de mensagens privadas para falar com outros participantes. Também é possível marcar reuniões “cara a cara” via câmara do computador com pessoas de todo o mundo.

Foto
Entrevista com a modelo inglesa Lily Cole numa das salas do Collision from Home Web Summit

A função de “Mingle” (inglês para convívio) permite juntar participantes disponíveis para conversar via videoconferência aleatoriamente. A ideia lembra uma versão mais formal de sites como o Omegle ou Chatroulette que permitem conversas em tempo real com pessoas desconhecidas via webcam. O objectivo é simular as conversas casuais e contactos que se fazem durante um destes eventos.

“O networking e troca de contactos é um dos grandes focos do nosso evento e queríamos muito replicar a magia do offline, online”, justificou Cosgrave. “Desenvolvemos a nossa nova plataforma em oito semanas. Deverá estar mais robusta para a Web Summit. Isto é um teste e a nossa primeira demonstração da plataforma.”

A empresa quer licenciar a plataforma para que possa ser utilizada por outras empresas. “Esperamos que a nossa plataforma seja usada para outros eventos. Esta abordagem pode facilitar eventos porque eliminamos os custos e limites de viagens e alojamento”, admitiu o fundador da Web Summit.

No entanto, a Web Summit ainda vai avaliar a possibilidade de ter uma audiência fisicamente na Altice Arena, local onde habitualmente decorre a cimeira tecnológica. Esta decisão, bem como o número total de participantes, será articulada com as autoridades de saúde e tomada em Outubro.

“Os tempos podem ser incertos, mas uma coisa permanece verdadeira. Há um poder simples nas pessoas que se juntam. É por isso que a Web Summit estará online em Dezembro”, lê-se ainda na página da organização

Paddy Cosgrave já tinha confirmado a realização da cimeira tecnológica em Lisboa, que vai “aderir aos mais rigorosos protocolos” de saúdeO evento costuma realizar-se na primeira semana de Novembro, mas este ano, devido à pandemia, foi adiado para o mês seguinte.

Os bilhetes para a edição online já estão à venda. Já os bilhetes para o possível evento presencial devem ser vendidos no início de Outubro.

Sugerir correcção