Ajuda

Registo

Para que serve o registo?

O registo permite que o leitor guarde artigos para ler mais tarde, que tenha uma página de leitor, que participe na moderação de comentários e na votação e moderação de inquéritos, além de promoções na Loja e Quiosque PÚBLICO.

Cada leitor registado passa a ter uma área do leitor onde tem acesso à sua biblioteca com os artigos que guardou. Além de passar a ter uma página pessoal no PÚBLICO, o leitor registado pode participar em inquéritos, na moderação de argumentos utilizados por outros leitores nos inquéritos e na aprovação e reprovação de comentários de outros leitores, com base num regime de reputação baseado na qualidade da actividade do leitor.

O registo dá ainda acesso a promoções especiais da Loja e do Quiosque PÚBLICO.

Como me registo?

No topo direito da página, encontra a opção “Registar”. Basta clicar e seguir os passos. Pode iniciar sessão através das suas contas no Facebook ou no Twitter, sem ter de se registar no PÚBLICO.

Preciso de fazer login sempre que entro no PÚBLICO?

Ao iniciar sessão, tem a opção “Lembrar-se de mim”. Se a accionar, da próxima vez que voltar ao PÚBLICO, o login será automático.

Se não for registado, posso ler os artigos?

Sim. Os artigos disponíveis para os leitores não registados são os mesmos que estão acessíveis à comunidade de leitores registados e assinantes.

Preciso de me registar se for assinante?

Não. A assinatura serve de registo e dá acesso à área dos leitores e permite a participação na comunidade PÚBLICO.

Posso apagar a minha conta?

Sim. Para o fazer tem de enviar um e-mail para , com o assunto “Apagar conta na comunidade PÚBLICO” e juntar-lhe os dados da conta que pretende apagar (nome de utilizador e e-mail com que fez o registo). O PÚBLICO entrará em contacto consigo através do e-mail associado à conta de utilizador, para concluir o processo.

A página de utilizador é apagada, mas os comentários e a participação em inquéritos (votos e argumentos) continuam a poder ser lidos por outros leitores. Os dados da conta apagada serão guardados pelo PÚBLICO para arquivo.

Assinaturas

Porquê pagar?

Assinar o Público Digital é uma forma de garantir a sustentabilidade do próprio jornal. O jornalismo de qualidade exige um grande investimento. Assinar o Público Digital é garantir que o Público continua a fazer o jornalismo que importa, o jornalismo que faz a diferença, o jornalismo profundo e independente. É garantir que o Público continua a fazer trabalhos com relevância pública e a reger-se por princípios éticos.

O que muda para o leitor?

O leitor passa a ter uma total liberdade de escolha. Todos os conteúdos, desde artigos de opinião aos grandes temas dos suplementos, passando pelas notícias de última hora, tudo está aberto e disponível. Até hoje, era o Público que decidia o que estava acessível e o que não estava. Agora, é o leitor que decide o que quer ler. Assinar o Público Digital é entrar no mundo das notícias sem limites, em que todos os artigos, vídeos e fotografias são de acesso livre. E é também poder consultar todo o arquivo do jornal desde 1999. No site, em termos de organização, tudo continua exactamente igual e no mesmo sítio.
Com este novo sistema, o leitor pode ler livremente até 20 artigos, tendo em conta os últimos 30 dias.

Quais as vantagens para os assinantes?

Ao assinar o Público, tem acesso a todos os artigos que são produzidos pelo jornal, de forma ilimitada.

Principais vantagens:

  • Acesso ilimitado ao Público em todas as plataformas (Web, tablet e mobile)
  • Acesso aos Dossiers Temáticos
  • Acesso ao PDF do jornal do dia e ao epaper, com todos os suplementos
  • Acesso ao arquivo desde Fevereiro de 2001 em formato PDF
  • Acesso ao arquivo em versão Web desde 1999
  • Cada utilizador (que corresponde a um user) poderá aceder através de todas as plataformas (Web, tablet e mobile). Este aceso está limitado a 5 utilizações em aplicações em tablets ou smartphones e a 5 browsers em computadores, tablets ou smartphones.
  • Pode fazer parte da comunidade de leitores que participam na moderação de comentários do site, com poderes de aprovação e reprovação de comentários de outros leitores
  • Pode ter acesso às páginas com o histórico de artigos de todos os jornalistas e colunistas do Público
  • Pode guardar artigos para ler mais tarde
  • Tem direito a uma área personalizada no site: uma página privada com a sua biblioteca e uma página pública, onde estará toda a sua participação nos comentários e inquéritos do Público e que pode ser vista pelos leitores registados

Quais as modalidades de Assinatura Digital disponíveis e respectivos preços?

As modalidades de Assinatura Digital disponíveis e respectivos preços são as seguintes:

  • Assinatura Digital Mensal

    Preço especial de adesão da assinatura Digital – €1 no 1º mês (período experimental) e €9,99/mês nos meses seguintes, caso opte por pagamento VISA, PayPal ou débito directo, com renovação automática.

    No que respeita ao débito directo a autorização bancária que será solicitada para a assinatura mensal é de €9,99, que corresponde ao valor máximo a pagar nesta modalidade, sendo apenas cobrado 1€ no primeiro mês.

    No caso do cartão VISA, para garantir a segurança do seu cartão, irá ser efectuado um pedido de autorização de 1,00€ para validar os dados do seu cartão. Esclarecemos que este pedido de autorização não implica o pagamento deste valor, trata-se apenas de um procedimento de verificação efectuado pela plataforma de pagamentos da Unicre.

    Se optar por pagar por Multibanco (MB), o valor mensal a pagar será de 9,99€, incluindo o 1.º mês.

  • Assinatura Digital Anual – 99,99€

Pontualmente poderão surgir outras modalidades de Assinatura Digital associadas a campanhas.

Quais os métodos de pagamento disponíveis?

Para subscrever uma Assinatura Digital Público, poderá optar pelo pagamento através de VISA, PayPal, débito directo, com renovação automática, ou por Multibanco (MB).

Como faço o registo e respectiva compra da assinatura?

O processo de registo e de subscrição tem apenas quatro passos:

  1. Visite a página de assinaturas
  2. Escolha qual a modalidade e o método de pagamento que pretende utilizar
  3. Preencha os dados do utilizador e escolha a opção pretendida – registado ou não registado
  4. Para finalizar, deverá efectuar o respectivo pagamento. Após este passo, a assinatura fica automaticamente válida

Para ler o Público Digital sem limites, basta efectuar o login na nossa página principal, no canto superior direito.

Como posso renovar a minha assinatura?

Nos métodos de pagamento de VISA, PayPal e débito directo, a assinatura é renovada automaticamente, sendo o valor da assinatura debitado mensalmente ou anualmente ao cliente, conforme a modalidade subscrita.

No caso do Multibanco (MB), a assinatura só fica activa após o pagamento da mesma. Antes do término da assinatura, será enviado um email com os dados de pagamento: (Entidade | Referência | Valor), para renovar a assinatura.

Como posso cancelar a auto-renovação?

Pagamentos por PayPal: para cancelar a renovação automática da sua Assinatura Digital, antes da data do término da mesma, deverá aceder à sua área de cliente na PayPal (com os dados com que abriu a conta na PayPal) e cancelar aqui a sua auto-renovação. Para mais informações, poderá consultar como cancelar a renovação automática no site da PayPal

Pagamentos por VISA e débito directo: Pagamentos por VISA e débito directo: para cancelar a auto-renovação da sua Assinatura Digital, deverá, três dias antes do término da mesma, entrar em contacto com a Linha Azul 808 200 095, ou através do email . A sua assinatura e qualquer autorização de débito serão canceladas, não sendo possível efectuar novos débitos.

Esqueci-me do meu nome de utilizador/palavra-chave, como faço para recuperar?

Para recuperar os seus dados de acesso, aceda à página principal e em “iniciar sessão” clique em “esqueceu-se da sua palavra-chave?”. Prosseguir com as instruções indicadas.

Posso alterar o endereço de email que usei para me registar?

Para alterar o endereço de email, deverá enviar um email para ou ligar para o Público através da Linha Azul 808 200 095, nos dias úteis, das 9h às 18h.

Posso cancelar uma assinatura cuja modalidade inclua a oferta de um produto ou serviço?

As assinaturas associadas a modalidades que incluam a oferta de um produto ou serviço podem ser canceladas mas não têm direito ao reembolso do respectivo valor da assinatura em nenhuma circunstância.

Como aceder à Edição Impressa?

Se já tem uma Assinatura Digital activa, deverá aceder ao nosso site, efectuar o login com os seus dados e entrar na edição impressa.

Como alterar a modalidade da Assinatura Digital?

Nos pagamentos por PayPal, antes da data do término da assinatura, deverá aceder à sua área de cliente na PayPal (com os dados com que abriu a conta na PayPal), cancelar a auto-renovação e assinar na nova modalidade.

Nos pagamentos por VISA e débito directo, antes da data do término da assinatura, deverá entrar em contacto com a nossa Linha Azul 808 200 095, dias úteis das 9h às 18h, ou através do email .

Nos pagamentos por Multibanco (MB), após a data do término da assinatura, poderá subscrever a nova modalidade pretendida.

Como aceder ao arquivo em PDF?

O acesso ao arquivo é reservado a assinantes. Ao subscrever uma Assinatura Digital, após o respectivo pagamento, com os seus dados de login, o assinante poderá aceder ao arquivo em PDF desde Fevereiro de 2001, na área da Edição Impressa.

Como oferecer uma Assinatura Digital?

Para informações sobre ofertas de Assinaturas Digitais, entre em contacto com o Público através da Linha Azul 808 200 095, nos dias úteis das 9h às 18h, ou envie-nos um email para .

Qual o limite de artigos que o leitor pode ler gratuitamente?

Nesta fase inicial, o leitor pode ler gratuitamente até 20 artigos, num período de 30 dias.

O acesso à homepage conta como leitura para o limite de artigos?

Não, só contam para o limite de leitura os artigos de todas as secções, incluindo Ípsilon, Fugas e Life&Style.

Como pode o leitor saber quantos textos já leu?

O nosso sistema está preparado para avisar os leitores.

Posso partilhar o artigo nas redes sociais: Facebook, Twitter, entre outras?

Sim, é possível partilhar conteúdos nas redes sociais.

Se ler mais do que uma vez o mesmo artigo, conta para o limite mensal?

Não, se voltar a ler o mesmo artigo, só conta uma vez para o limite de leitura mensal.

Pretendo ler sem limites, o que devo fazer?

Para ler sem limites, deverá efectuar a subscrição de uma assinatura, seguindo os seguintes passos:

  1. Visite a página de assinaturas
  2. Escolha qual a modalidade e o método de pagamento que pretende utilizar
  3. Preencha os dados do utilizador e escolha a opção pretendida – registado ou não registado
  4. Para finalizar, deverá efectuar o respectivo pagamento. Após este passo, a assinatura fica automaticamente válida

Para ler o Público Digital sem limites, basta efectuar o login na nossa página principal, no canto superior direito.

Informações sobre Assinaturas Corporate para empresas

Para Assinaturas Corporate, o Público dispõe de soluções especiais com condições bastante atractivas, tendo em conta as necessidades da sua empresa relativamente à quantidade de assinaturas que pretende subscrever.

Para mais informações, envie um email com a quantidade de assinaturas pretendidas para . Responderemos com a maior brevidade possível, com a solução mais adequada às suas necessidades.

Ao subscrever uma assinatura, o assinante tem direito ao arquivo em PDF?

Sim. Enquanto assinante, com uma assinatura paga, terá acesso a todo o arquivo em PDF, desde Fevereiro de 2001.

O leitor tem de efectuar um registo prévio antes de comprar uma assinatura?

Este processo pode ser efectuado em simultâneo quando vai subscrever uma assinatura. Seguir todos os passos em “Como faço o registo e respectiva compra da assinatura?”.

Recebo uma factura/recibo na subscrição da assinatura?

O assinante terá acesso à factura/recibo da sua assinatura ao aceder à sua área de cliente. Para aceder à mesma, deve efectuar o login com os seus dados de assinante. Na área reservada, deverá seleccionar a assinatura e clicar em “enviar factura”. Receberá o download da mesma no seu email.

Como cancelar a Assinatura do Público iPad?

As Assinaturas do Público iPad são geridas pela Apple. Para cancelar, deverá aceder à sua conta da Apple, no iTunes Store, e cancelar a referida assinatura.

Após efectuar o pagamento da assinatura, quanto tempo depois fica disponível?

Ao efectuar o pagamento por VISA, PayPal ou débito directo, a assinatura fica imediatamente disponível. Se optar por pagar por MB, a assinatura ficará disponível passados breves minutos após efectuar o pagamento. O acesso ao epaper fica disponível nas duas horas seguintes.

Sendo assinante do papel, posso ter acesso ao Público Digital?

As assinatura em papel em todas as modalidades disponíveis (Segunda a Domingo; Segunda a Sexta; Sexta, Sábado e Domingo; Sábado e Domingo) incluem o acesso ao Público Digital. O acesso será atribuído (num processo manual) aquando da subscrição da assinatura ou na renovação, no caso de o assinante ter um endereço de email.

Sou assinante do Público Digital, como posso aceder desde várias plataformas?

  • Assinaturas realizadas no iPad:

    Os assinantes com uma assinatura activa para iPad podem também aceder à sua assinatura do Público Digital através do iPhone e da plataforma web. Para tal, têm de aceder à aplicação do Publico no iPad, clicar em definições e depois em associar ao Público Digital.

    Para aceder a partir do iPhone, tem de proceder à instalação da aplicação do Público no iPhone, clicar no botão + (botão inferior direito), depois escolher a opção definições, por último clicar em entrar ou assinar e utilizar os seus dados de login que introduziu ao associar a sua assinatura ao Público Digital.

    Para aceder ao público digital na plataforma web, basta fazer login com os dados que introduziu ao associar a sua assinatura ao Público Digital.

  • Assinaturas realizadas no iPhone:

    Os assinantes com uma assinatura activa para iPhone podem também aceder à sua assinatura do Público Digital através do iPad e da plataforma web. Para tal, têm de aceder à aplicação do Publico no iPhone, clicar no botão + (botão inferior direito), escolher a opção definições e por último associar ao Público Digital.

    Para aceder a partir do iPad, tem de proceder à instalação da aplicação do Público no iPad, clicar no botão definições, depois seleccionar entrar ou assinar e seguidamente usar uma conta existente e utilizar os seus dados que introduziu quando associou a sua conta ao Público Digital.

    Para aceder ao público digital na plataforma web, basta fazer login com os dados que introduziu ao associar a sua assinatura ao Público Digital

  • Assinaturas Público Digital realizadas na plataforma web:

    Os assinantes com uma assinatura no Público Digital podem também aceder à sua assinatura através do iPad e do iPhone.

    Para aceder através do iPad, tem de proceder à instalação da aplicação do Público no iPad, clicar no botão definições, depois escolher entrar ou assinar e seleccionar usar uma conta existente e seguidamente utilizar os seus dados de login quando acede ao Público Digital via web.

    Para aceder a partir do iPhone, tem de proceder à instalação da aplicação do Público no iPhone, clicar no botão + (botão inferior direito), depois escolher a opção definições, por último clicar em entrar ou assinar e utilizar os seus dados de login que introduziu ao aceder ao Público Digital via web.

Como posso cancelar e solicitar o reembolso da assinatura?

  • Assinaturas Mensais:

    Nos pagamentos por VISA, PayPal ou débito directo, quando cancela a assinatura, está a cancelar o ciclo de renovação automática. Pode cancelar a qualquer momento, mas o cancelamento efectivo entrará em vigor no final do seu período de débito mensal. Neste caso, não será aplicado o reembolso no ciclo de débito mensal. Se ocorrer algum débito, após a ordem de cancelamento, ser-lhe-á devolvido o respectivo valor.

    Nos pagamentos por Multibanco, não haverá lugar a reembolso. A assinatura termina no final do período.

  • Assinaturas Anuais:

    Nos pagamentos por VISA, PayPal ou débito directo, quando cancela a assinatura, está a cancelar o ciclo de renovação automática. Se cancelar nos primeiros seis meses, efectuaremos o reembolso do valor remanescente da assinatura (50%), e o acesso terminará imediatamente. Se cancelar após os seis meses, o cancelamento da renovação automática terá efeitos no final do período debitado, não havendo lugar a qualquer reembolso.

    Nos pagamentos por Multibanco, se cancelar a assinatura nos primeiros seis meses, efectuaremos o reembolso do valor remanescente da assinatura (50%), e o acesso terminará imediatamente. Se cancelar após os seis meses, não haverá lugar a qualquer reembolso.

Contactos para outras perguntas

Para mais informações, entre em contacto com o Público através da Linha Azul 808 200 095, nos dias úteis das 9h00 às 18h, ou envie-nos um email para .

Existem restrições na utilização de períodos experimentais nas assinaturas do Público Online?

O utilizador poderá fazer uso do período experimentais/trial apenas uma vez a cada três meses.

Após o término do período experimental, para continuar utilizar a Assinatura do Público Online terá de proceder ao pagamento normal, não podendo fazer uso de nenhuma campanha promocional em vigor.

Entende-se por período experimental/trial, qualquer campanha promocional que reduza o preço do(s) primeiro(s) mês(es) das assinaturas renováveis.

Posso reproduzir um artigo?

Se pretende reproduzir um artigo, fotografia ou ilustração do PÚBLICO deve dirigir um pedido à Direcção Editorial mencionando:

  • o título do artigo (ou dados da fotografia ou ilustração) que pretende reproduzir;
  • a data de publicação;
  • o seu autor;
  • o objectivo da reprodução;
  • suporte onde pretende fazer a reprodução;
  • data em que pretende fazer a reprodução.

Páginas dos leitores

Posso guardar um artigo para ler mais tarde?

Os utilizadores registados, sim. Os artigos podem ser guardados através do botão vermelho que, antes de entrar nos artigos, aparece por cima do título (à direita) ou, depois de entrar nos artigos, no quinto botão abaixo das fotografias. Os artigos guardados podem ser acedidos mais tarde através da página pessoal do leitor.

Que conteúdos da minha página pessoal são visíveis pelos outros leitores?

O nível de reputação, o histórico de comentários publicados e os inquéritos em que participou. Se optar por preencher esses campos, pode ainda partilhar com a comunidade fotografia, contacto e hiperligações (links) para páginas pessoais, blogues e redes sociais.

Em nenhuma circunstância é revelado o sentido de voto nos inquéritos ou são divulgados os comentários reprovados ou denunciados. No entanto, é visível para toda a comunidade o número de comentários reprovados ou denunciados.

O que está apenas na minha página privada?

A página privada de um leitor só pode ser vista por esse leitor. É aí que vai encontrar os artigos guardados para ler mais tarde (biblioteca) e os comentários ou argumentos em inquéritos que ainda aguardam moderação.

Comentários

Como funciona o sistema de comentários?

Os comentários do PÚBLICO são geridos pelos próprios leitores. São os leitores registados que, em conjunto, aprovam ou reprovam os contributos uns dos outros. A moderação é feita com base num sistema de reputação, que distribui os utilizadores registados do PÚBLICO em quatro níveis com mais ou menos poderes na comunidade. Saiba mais aqui.

Quero publicar um comentário anónimo. Posso?

Não. O PÚBLICO deixou de permitir a publicação de comentários anónimos a 13 de Agosto de 2013. A ausência do anonimato formal nos comentários não impede, no entanto, que os leitores façam chegar ao jornal dicas ou denúncias de forma anónima, nem impossibilita a livre expressão de todas as opiniões: a utilização de pseudónimo num serviço de email ou numa rede social permite entrar em contacto com a redacção, que pode ser feito por telefone, correio electrónico ou carta.

Publiquei um comentário. Por que não o consigo ver?

Os comentários são moderados. A sua participação pode estar a aguardar aprovação ou ter sido reprovada por violação dos critérios de publicação de comentários.

Os meus comentários nunca são publicados. Fui bloqueado?

Não. O PÚBLICO não bloqueia utilizadores. Os leitores podem comentar em todos os espaços abertos à participação da comunidade. Se os comentários não estão a ser publicados, o mais provável é que estejam a violar os critérios de publicação de comentários.

Encontrei um comentário abusivo. O que faço?

Denuncie o comentário. A opção está disponível no próprio comentário (apenas para leitores registados). A avaliação final, sobre se o comentário deve ou não ser removido, pertence ao PÚBLICO.

Posso usar código HTML nos comentários?

Não é possível usar código HTML nos comentários.

Posso usar hiperligações (links) nos comentários?

Não. O PÚBLICO não aceita endereços Web (URL) nos comentários.

Inquéritos

Para que servem os inquéritos?

Os inquéritos servem para incentivar a participação dos leitores que não tenham disponibilidade para comentar, mas que ainda assim queiram dar a sua opinião e discutir os temas da actualidade.

Não consigo participar nos inquéritos. Porquê?

Só os utilizadores registados podem participar nos inquéritos. Se está registado e ainda assim não está a conseguir votar, verifique se está ligado ao PÚBLICO com a sua conta.

Autores

Como posso entrar em contacto com os jornalistas do PÚBLICO?

Todos os jornalistas do PÚBLICO têm o seu endereço de correio electrónico disponível nas suas páginas individuais. Consulte a nossa Ficha Técnica.

O que posso encontrar nas páginas dos autores?

Cada jornalista, fotojornalista e videógrafo do PÚBLICO tem uma página de autor, que inclui breve biografia (na primeira pessoa), fotografia, contacto, hiperligações (links) para blogues ou redes sociais, e o seu histórico com todas as peças realizadas pelo próprio para o jornal e sua participação nos comentários.

Tópicos

O que são os tópicos?

O site do PÚBLICO agora está organizado por tópicos. Além da navegação pelas secções, os leitores podem ir directamente às páginas de tópicos (temas) específicos que os interessam. Todas as notícias têm vários tópicos associados à esquerda do texto. Todas as homepages têm tópicos em destaque (uma escolha editorial dos jornalistas do PÚBLICO) e tópicos relacionados.

Qual é a vantagem?

O leitor ganha a possibilidade de navegar em centenas, milhares de páginas, por temas específicos que lhe interessam particularmente. Veja a página com lista de todos os tópicos.

Como posso fazer chegar informações ao PÚBLICO?

As sugestões, informações, denúncias ou queixas que os nossos leitores nos enviam são extremamente úteis. Muitos dos trabalhos jornalísticos que publicamos foram originados por uma informação vinda de um leitor. Envie as suas dicas por email aos editores do PÚBLICO: .

Caso o deseje, pode enviar-nos informações anonimamente. Se a informação nos parecer credível e relevante, mesmo uma informação anónima pode dar origem a uma investigação própria. A credibilidade dada a uma informação anónima é, porém, sempre menor que algo que nos chega de um indivíduo ou entidade devidamente identificados. O PÚBLICO compromete-se a não revelar a identidade de fontes que solicitem o anonimato.

Quando se envia uma informação para um jornal, é fundamental endereçá-la à pessoa ou secção certa, para evitar que ela seja reenviada de secção para secção durante dias e chegue tarde de mais ao seu destinatário correcto.

Se pretende enviar-nos uma informação ou uma sugestão de tema a abordar, dirija a sua correspondência (postal ou electrónica) à secção devida ou mesmo directamente para os/as jornalistas que normalmente tratam dessas questões. Para saber qual é o nome da secção ou jornalistas pertinentes, consulte a nossa Ficha Técnica. Depois, dirija a sua carta a essa secção ou jornalista e seleccione o endereço devido (em Lisboa ou no Porto).

Problemas de acesso

Está com problemas de acesso ao nosso site?

Se estiver com dificuldades no acesso ao site do PÚBLICO devido a problemas de comunicações, contacte os nossos serviços

Audio e Vídeo

Sobre

Todo o conteúdo vídeo do Público é reproduzido no browser através da tecnologia Flash, neste sentido é necessário ter instalado no computador a última versão do plug-in do flash player. O Flash Player é um software grátis que normalmente já vem instalado nas versões mais recentes de browsers e sistemas operativos. Devido à sua regular actualização é muito importante garantir que dispõe sempre da última versão (11.5 ou superior). Este software pode ser descarregado gratuitamente a partir do web site da Adobe.

Para uma melhor experiência na reprodução de vídeo no web site Público aconselha-se o uso dos browsers Firefox 16.0 ou superior, Safari 6.0 ou superior, Chrome 23 ou superior ou Internet Explorer 8 ou superior. Qualquer umas destas versões permite um acesso a todas as funcionalidades disponíveis. É possível também consultar os conteúdos usando versões mais antigas dos browsers mencionados ou de outros alternativos, no entanto algumas funcionalidades poderão não funcionar.

Qual a velocidade de ligação à Internet necessária para aceder aos conteúdos?

Devido ao tipo de conteúdo, um vídeo necessita de largura de banda para ser reproduzido sem problemas, como tal, ligações ADSL, por cabo ou fibra óptica normalmente terão uma boa experiência. Em ligações mais lentas ou em computadores com pouca memória ou processadores antigos é frequente ocorrer tempos de espera enquanto o vídeo carrega antes de ser reproduzido traduzindo-se em interrupções constantes enquanto o vídeo é reproduzido.

Quais os requisitos mínimos para aceder aos conteúdos?

  • Firefox 16 ou superior, Safari 6 ou superior, Chrome 23 ou superior, Internet Explorer 8 ou superior
  • Javascript e Cookies activos
  • Adobe Flash Player 11.5 ou superior
  • 2GB RAM ou superior

Porque é que o meu browser me pergunta para descarregar a última versão do Flash Player?

  • O web site Público necessita do plug-in Flash Player (11.5 ou superior) para reproduzir vídeo, devido à sua regular actualização é muito importante garantir que dispõe sempre da última versão (11.5 ou superior).
  • O plug-in pode ser descarregado gratuitamente aqui.
  • Para verificar se tem instalada a última versão aceda aqui.

Tenho a certeza que disponho da última versão do Flash Player mas continuo a receber uma mensagem para o actualizar, como proceder?

  • . Verifique aqui se dispõe da última versão instalada.
  • . Existe a possibilidade de que o seu plug-in esteja corrompido, neste caso é necessário remover o mesmo e voltar a instala-lo. Siga as instruções aqui.
  • . Poderá ter que ajustar as definições de segurança se estiver a usar o browser Internet Explorer. Aceda ao menu Ferramentas / Opções, abra o separador de segurança e verifique que se estão no nível Médio ou Médio-Alto.

Não consigo visualizar a caixa de vídeo.

  • O player de vídeo necessita de Javascript, é possível que o seu browser esteja a bloquear o uso desta linguagem de script. Para garantir que tem esta opção activa, siga as instruções aqui.
  • É de igual modo importante ter os Cookies activos no seu browser.

Continuo a ter problemas em visualizar os conteúdos vídeo, o que devo fazer?

  • Raramente é possível existirem problemas de acesso causados por problemas nas ligações de rede, é aconselhável nestes casos voltar a tentar o acesso após um curto período de espera.
  • Verifique através do uso de um software anti-virus se o seu computador está infectado com um vírus, adware, malware, spyware ou quaisquer outros softwares que possam estar a comprometer o sistema.
  • Desligue plug-ins desnecessários no seu browser, incluindo bloqueadores de publicidade.
  • Verifique se está a usar um servidor de proxy para aceder à internet aqui.
  • Se estiver a aceder a partir do seu local de trabalho, verifique junto do seu administrador de sistemas que não existem regras que estejam a bloquear o acesso a determinados web sites ou tipos de conteúdo

Formatos

O PÚBLICO está disponível para dispositivos móveis?

Sim. O PÚBLICO tem aplicações para smartphones, tablets e Kindle. Para além disso pode ser consultado via web.

O suplemento Ípsilon tem uma aplicação para tablets; O Guia do Lazer e o Cinecartaz têm versões mobile.