BE quer organizar debates sobre morte assistida em vários pontos do país

José Manuel Pureza explica que se trata de um tema que deve ser amplamente debatido na sociedade.

Foto
José Manuel Pureza é um dos subscritores da petição que defende a despenalização Rui Gaudêncio

Ainda não há calendário nem oradores definidos, mas já há a ideia. O Bloco de Esquerda, que defende a despenalização da morte assistida, vai organizar um conjunto de debates em vários pontos do país para discutir o assunto.

O deputado bloquista José Manuel Pureza explicou ao PÚBLICO que se trata de um tema que deve ser amplamente debatido na sociedade, como aliás defendeu também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O também professor universitário prefere, por isso, falar para já num “pré-projecto” do BE sobre este tema, em vez de avançar já com a proposta final anunciada pelos bloquistas – e que só surgirá depois de esses debates acontecerem. A ideia é que uma iniciativa (os debates e o pré-projecto) prepare o caminho para a outra (o projecto final).

A prioridade do Bloco de Esquerda é, neste momento, o debate marcado para esta tarde na Assembleia da República em torno da petição Direito a morrer com dignidade. Já antes, os bloquistas tinham explicado que não apresentariam publicamente o projecto, que estão a preparar, antes da discussão desta petição no Parlamento.

Quanto a prazos para conseguir eventuais alterações na lei, o deputado bloquista argumenta que só depois dos debates e da apresentação do pré-projecto, que será "em breve", é que os bloquistas estarão em condições de definir uma data concreta.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários