Presidenciais: Debates televisivos devem acontecer entre 1 e 9 de Janeiro
Candidatos que deverão ter tempo de antena serão Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva, Paulo Morais e Henrique Neto.
Os frente-a-frente televisivos entre candidatos a Presidente da República devem acontecer entre 1 e 9 de Janeiro e serão sete os aspirantes a Belém a medir argumentos no pequeno ecrã, indicaram fontes das candidaturas à Lusa.
Embora não estejam ainda fechados os frente-a-frente e a divisão pelos canais, as datas entre 1 e 9 de Janeiro estão reservadas para debates a ter entre sete candidatos à Presidência da República: Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém, Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva, Paulo Morais e Henrique Neto.
A participação dos candidatos nos debates pressupõe a validação das candidaturas, nomeadamente a entrega das assinaturas requeridas pelo Tribunal Constitucional.
De acordo com várias fontes contactadas pela Lusa, deverão existir três debates por dia, um por cada canal de televisão - RTP, SIC e TVI -, e no final todos os sete candidatos terão tido confrontos entre si.
No dia 1 de Janeiro, data que deverá marcar o arranque dos debates, há ainda a particularidade de ser transmitida a última mensagem de Ano Novo de Cavaco Silva enquanto Presidente da República.
As eleições presidenciais decorrem a 24 de Janeiro do próximo ano e nesta fase já mais de 20 os candidatos anunciados que pretendem ocupar o cargo.
Dos 22 candidatos pré-anunciados, três deles contam com apoios partidários: Edgar Silva é o candidato do Partido Comunista Português (PCP), Marisa Matias é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) e António Sampaio da Nóvoa conta com o apoio já manifestado pelo Livre.
O PS, por seu turno, deu liberdade de voto nos candidatos da área socialista - nomeadamente Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa - enquanto que PSD e CDS-PP deverão definir em breve o apoio formal ou não à candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.
A Comissão Nacional de Eleições anunciou já que a data limite para a entrega de candidaturas às eleições presidenciais é a 24 de Dezembro e que o edital das candidaturas admitidas será fixado a 6 de Janeiro.
Segundo a Lei Eleitoral do Presidente da República, a campanha eleitoral inicia-se no 14.º dia anterior ao dia das eleições e terminas às 24 horas da antevéspera do dia marcado para a eleição. Assim sendo, o período oficial de campanha eleitoral será entre 10 e 22 de Janeiro de 2016.