SNS, para o ano é que é

Ninguém pode exigir que os problemas na saúde se resolvam de um dia para o outro, mas convinha que eles não piorassem (infelizmente, foi o que aconteceu nas urgências obstetrícias neste verão).

Ouça este artigo
00:00
03:35

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os problemas dos sistemas de saúde são estruturais e resultam da ação combinada de transformações positivas e de dificuldades específicas. O aumento da esperança média de vida, o desenvolvimento tecnológico e a complexificação das respostas são constrangimentos muito positivos que explicam parte da pressão sobre o sistema, enquanto a capacidade de atrair e manter profissionais fragiliza de forma sistemática a resposta da rede. Escrevo sistema porque o problema não se circunscreve ao Serviço Nacional de Saúde português, mas, pelo contrário, suscita uma questão de fundo: como é que, nas nossas sociedades, financiamos uma despesa com saúde que crescerá sempre a um ritmo muito significativo?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.