Seis milhões de passageiros passaram pelos aeroportos nacionais em Abril

“Movimento de passageiros nos aeroportos nacionais mantém registo de máximos históricos mensais”, segundo os últimos dados do INE

Foto
Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
01:51

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

No passado mês de Abril foram registados movimentos de seis milhões de passageiros nos aeroportos portugueses, um aumento de 2,3% face a igual mês do ano passado (período que beneficiou com o fim-de-semana prolongado da Páscoa, que este ano ocorreu nos últimos três dias de Março).

Em termos de carga e correio, adianta esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento foi mais significativo, de 14,4%, para 21 mil toneladas transportadas.

O instituto estatístico oficial, na comunicação emitida esta sexta-feira, sublinha que “no início de 2024 continuou a verificar-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”. Entre Janeiro e Abril deste ano, “o número de passageiros movimentados aumentou 4,8% e o movimento de carga e correio cresceu 13,8%”, face aos primeiros quatro meses de 2023.

Nos primeiros quatro meses de 2024, “o aeroporto de Lisboa movimentou 53,4% do total de passageiros (10,5 milhões)”, o que significa mais 5,2% por comparação com o mesmo período de 2023. O aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados (4,5 milhões). O aeroporto de Faro registou um crescimento de 2,4% no movimento de passageiros (2,1 milhões), acrescenta o instituto.

Segundo os dados do INE, a “França foi o principal país de origem e de destino dos voos, apesar de ter registado decréscimos no número de passageiros desembarcados”, com uma queda homóloga de 2,4%, e embarcados (também de 2,4%) face ao mesmo período de 2023.

O Reino Unido e a Espanha ocuparam a segunda e terceiras posições, como principais países de origem e de destino de passageiros de transporte aéreo para Portugal.

Sugerir correcção
Comentar