Cortejo com milhares de pessoas e Isabel II (a própria e um holograma) a acenar no último dia do Jubileu
Rainha britânica saudou os presentes depois da carruagem que a transportou para a cerimónia de coroação, em 1953, ter desfilado pelas ruas de Londres. Houve piqueniques e vários eventos festivos em todo o país.
O último dia das celebrações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II foi celebrado em grande um pouco por todo o Reino Unido, com as cerimónias de encerramento a terem lugar em Londres e, mais concretamente, na Mall, a grande avenida da capital nas imediações do Palácio de Buckingham.
Um dos momentos altos de um cortejo que atraiu milhares de pessoas até Londres — e que contou com a participação de vários artistas, músicos, desportistas, celebridades e figuras públicas britânicas que marcaram os últimos 70 anos — foi a aparição de Isabel II na varanda do palácio. A rainha fez questão de saudar os que se juntaram para ver a Gold State Coach na Mall, pela primeira vez em quase duas décadas.
Com cerca de 260 anos, a carruagem dourada que, em 1953, transportou Isabel II para a cerimónia da sua coroação, na Abadia de Westminster, em Londres, liderou o desfile deste domingo.
Uma vez que a rainha, de 96 anos, foi novamente forçada a ficar em repouso — “por problemas de mobilidade”, segundo o Palácio de Buckingham —, a organização do evento exibiu um holograma da monarca, com 25 anos, a partir das janelas da carruagem.
Mais tarde, num comunicado partilhado pelo Palácio de Buckingham, Isabel agradeceu a participação no Jubileu de Platina, dizendo que ficou “profundamente emocionada” com a adesão e “inspirada pela bondade, alegria e afinidade que foram tão evidentes nos últimos dias”.
“Embora não tenha podido participar, em pessoa, em todos os eventos, o meu coração tem estado com todos vós; e continuo comprometida em servir-vos da melhor maneira que conseguir, apoiada pela minha família”, garantiu.
O evento incluiu ainda uma parada militar, um desfile com perto de 300 bicicletas, motas e carros de vários períodos históricos das últimas sete décadas e diversas actuações musicais.
Os membros da família real e os detentores dos principais cargos políticos – como o primeiro-ministro, Boris Johnson – assistiram ao cortejo na primeira fila.
Ao mesmo tempo, cerca de 16 mil pessoas aderiram aos “Big Jubilee Lunches”, juntando-se em piqueniques e em festas ao ar livre um pouco por todo o país, sempre com o branco, vermelho e azul da Union Jack a decorarem as mesas, os adereços e a própria indumentária de muita gente.
Este domingo foi o último de quatro dias de celebrações em todo o Reino Unido por ocasião dos 70 anos do reinado de Isabel II.
As sondagens continuam a mostrar que a monarquia britânica conta com o apoio maioritário da população.
A marca histórica alcançada este ano pela rainha – a mais longeva monarca em funções – foi, porém, atingida num período de grandes mudanças no papel do Reino Unido no mundo, seja pela saída recente da União Europeia ou pelos desafios cada vez maiores que a Commonwealth enfrenta.