Harry e Meghan anunciam o nascimento da filha, Lilibet Diana
O parto aconteceu na Califórnia. Mãe e bebé estão bem de saúde.
O príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram, este domingo, o nascimento do segundo filho, uma menina. A BBC avança que a criança será baptizada com o nome Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, adoptando o nome da mãe de Harry, que morreu num acidente de viação em 1997, à semelhança da prima Charlotte, que tem entre os seus nomes do meio o da falecida avó. Já o primeiro nome é uma homenagem à rainha Isabel II, cuja alcunha no seio da família real é precisamente Lilibet.
“No dia 4 de Junho, fomos abençoados com a chegada da nossa filha, Lili. Ela é mais do que nós podíamos ter imaginado e estamos gratos pelo amor e orações que sentimos vindas de todo o globo. Obrigado pela vossa simpatia contínua e apoio durante esta época especial para a nossa família”, escrevem os duques em comunicado.
A bebé nasceu na sexta-feira, 4 de Junho, às 11h40 locais (18h40 em Portugal Continental), com aproximadamente 3,5 quilos. Em comunicado, o casal adiantou que a mãe e a criança estão bem de saúde. O parto ocorreu num hospital de Santa Bárbara, na Califórnia.
Lilibet é o membro mais recente da família dos duques, juntando-se a Archie, o primeiro filho do casal, nascido em Maio de 2019, e ocupa agora a oitava posição na linha de sucessão ao trono, antes do príncipe André. A notícia já foi comentada pelo Palácio de Buckingham: "A rainha, o príncipe de Gales e a duquesa da Cornualha e o duque e a duquesa de Cambridge estão encantados com a notícia”.
Congratulations to The Duke and Duchess of Sussex on the birth of Lilibet Diana! The Queen, The Prince of Wales and The Duchess of Cornwall and The Duke and Duchess of Cambridge are delighted with the news.
— The Royal Family (@RoyalFamily) June 6, 2021
Lilibet is Her Majesty’s 11th great-grandchild. pic.twitter.com/dGVeRpd3pK
O nascimento da menina ocorre após uma entrevista de Harry e Meghan a Oprah Winfrey, transmitida em Março, na qual o casal fez polémicas afirmações sobre a posição da família real sobre a cor da pele do seu primeiro filho, sobre o facto de terem perdido a protecção real e as intensas pressões que terão levado Meghan a pensar em suicídio.
Harry e a actriz americana Meghan Markle casaram-se no Castelo de Windsor, em Maio de 2018, e o seu filho Archie nasceu precisamente um ano depois.
No início de 2020, Meghan e Harry anunciaram a intenção de deixarem de trabalhar a tempo inteiro para a coroa e de residirem entre a América do Norte e o Reino Unido. Porém, os seus desejos acabaram por ser contrariados, com a rainha a não permitir uma dedicação em part-time. A cisão definitiva deu-se em Fevereiro deste ano, quando o casal informou a monarca de não ter intenção de voltar a actuar como membro activo da família real.
Notícia actualizada com reacção do Palácio de Buckingham