Astronomia
De lentes postas nas estrelas, eis as fotografias mais espaciais do ano
Já são conhecidos os vencedores do concurso Fotógrafo de Astronomia do Ano. Aqui ficam algumas das mais belas imagens de auroras, galáxias, estrelas e planetas de 2021.
Durante meses, o júri do concurso Fotógrafo de Astronomia do Ano percorreu, numa árdua tarefa, milhares de imagens de outro mundo. Esta quinta-feira, 16 de Setembro, foram anunciadas as fotografias mais especiais, ou espaciais, de 2021.
Na 13.ª edição do concurso organizado pelo Observatório Real de Greenwich, Shuchang Dong leva para casa o maior prémio, quase 12 mil euros, com a imagem de um “anel dourado”: um raro eclipse anular do Sol.
“A perfeição e a simplicidade fazem uma imagem vencedora. A moldura quadrada gera uma tensão com o anel místico e o céu nublado e azulado é o complemento do anel amarelo”, afirma László Francsics, vencedor da 11.ª edição do concurso e actual membro do júri. “É uma verdadeira obra-prima.”
Uma “espantosa composição” do Sol, da Lua e dos planetas do Sistema Solar deu a Zhipu Wang, de 15 anos, o título de Jovem Fotógrafo de Astronomia do Ano.
O talento dos participantes mais novos surpreendeu particularmente Sue Prichard, também membro do júri. “Fiquei maravilhada com a arte dos fotógrafos, que capturaram momentos marcantes no tempo e no espaço de forma tão bela. Impressionaram-me em especial os jovens – que combinaram habilidade técnica e sentido estético em excelentes obras. É absolutamente inspirador.”