Fotogaleria
"A melhor foto de 2020": um pastor português e Díli entre os 50 finalistas mundiais
Um pastor de Estarreja e a sua cabrinha captados com afecto familiar pelo veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar e uma imagem aérea de Timor-Leste por João Galamba: eles ultrapassaram 35 mil candidatos e ficaram no top 50 de finalistas da "Best Photo Of 2020", concurso mundial da aplicação de fotografia Agora.
Ao longo do ano, milhares enviaram as suas melhores imagens, mas só um terá o selo #BestPhotoOf2020 (e o prémio de 25 mil dólares). Desde Março, foram recebidas mais de 35 mil fotografias de 115 países, segundo a Agora, que defende que a competição é "o maior concurso de fotografia do ano".
Entre a cor vinda do Gana, a rigidez do Inverno russo, retratos do Paquistão, sombras do Vietname ou lixeira da Indonésia, há também muitos lagos oníricos, paisagens de tirar o fôlego, tempestades de beleza e medo, declarações de amor e gente que luta pela vida.
Entre as 50, um agricultor de Estarreja e a sua cabra, uma imagem tocada pelo humanismo do veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar, que lançou em 2019 o livro de fotografia Ruralidades. "É neste ambiente que eu encontro a luz que quero, que tenho as pessoas que eu sinto como família", dizia então à Fugas.
Do outro lado do mundo, chega uma imagem aérea de Timor-Leste, que já tinha sido incluída entre as melhores imagens ClimateChange2020. O fotógrafo português mostra-nos a união de um rio lamacento com o oceano. "As primeiras chuvas do ano entraram recentemente no rio Comoro, levando consigo todo o tipo de lixo e detritos. O lixo que chega com o rio é um inimigo dos corais e outras formas de vida marinha que vivem na costa timorense", explicava-se na Fugas.
Actualização: a 28 de Dezembro foi revelada a foto vencedora, escolhida pelo público para #BestPhotoOf2020 – é "História da Venezuela", por @donaldobarros (Venezuela).