Os melhores bolos-reis de Portugal estão em Tentúgal e Lisboa

Dois concursos elegeram os melhores bolos de Natal. No bolo-rei venceram as pastelarias Moinho Novo de Tentúgal e Aloma de Lisboa. Mas aqui há muitos mais doces e fotos de deixar água na boca.

pastelaria,concurso,ano-novo,natal,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
O bolo-rei da Pastelaria Aloma de Lisboa que convenceu os jurados: "Melhor Bolo-Rei" 2025 DR
pastelaria,concurso,ano-novo,natal,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Uma Trança de Natal premiada, a d' A Lenda de Benedita DR
pastelaria,concurso,ano-novo,natal,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Bolo-rainha da Pastelaria Doce Pecado, em Odivelas DR
Ouça este artigo
00:00
05:52

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Com as festas a baterem à porta, está na hora de assegurar um item essencial: o bolo-rei (e outras doces companhias, claro). Em Novembro, já há vários anos que dois concursos elegem os melhores bolos-rei e não só. Para ajudar a decisões e estilos de bolos, eis os resultados destas duas competições, em que algumas casas se destacam com vários prémios.

Neste doce mapa, destacam-se geografias marcadas a coroa e ouro por várias pastelarias e padarias, casos de:

  • Lisboa (Aloma, em Campo de Ourique, Jardim Constantino e El Corte Inglès - também com ponto de venda em Gaia)
  • Odivelas (Doce Pecado)
  • Vermelha (Cadaval: Panificadora Regional)
  • Santana do Mato (Coruche: Doces do Coração)
  • Tortosendo (Leiria: padaria e pastelaria Dias)
  • Leiria (Pão Quente)
  • Benedita (atenção à pastelaria A Lenda e à Padaria Modelo), Tentúgal (Moinho Novo, André e Sabores)
  • Pombal (padaria Dionísio)
  • Gafanha da Nazaré (Gafanha)
  • Aveiro (a Flor de Aveiro)
  • ​Coimbra (Moinho Velho, Briosa)
  • Valpaços (Juvenal da Rotunda)
  • São João da Madeira (a Mina da Estação, a Rainha 5)
  • Guimarães (Espaço das Natas)
  • Vila Verde (Braga, Pastelaria Indiana)
  • Porto (Corcel)

“O Melhor Bolo-Rei de Portugal"? Aloma

Por Lisboa, uma pastelaria tem vindo a habituar-se a ser campeã: a Aloma, pastelaria de Campo de Ourique (já com sucursais e irmãs), foi distinguida em Setembro no concurso do melhor pastel de nata, agora é a rainha de iguarias natalícias em concurso promovido pela Associação do Comércio e Indústria de Panificação.

A pastelaria tem 81 anos de idade e, portanto, já é uma Loja com História. Quanto ao pastel de nata: primeiro lugar em 2012, 2013, 2015 e 2024 no concurso O Melhor Pastel de Nata. E, a provar que que a Pastelaria Aloma não é “apenas natas”, agora, junta o bolo-rei ao seu palmarés — é a vencedora da 11ª edição d' "O Melhor Bolo-Rei de Portugal" promovido pela Associação do Comércio e Indústria de Panificação (ACIP).

Foto
O júri em prova cega dr

A pastelaria que até foi fundada numa véspera de Natal, de 1943 (e apenas a segunda a surgir no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa), foi distinguida entre 80 empresas participantes no concurso cujo objectivo é “impulsionar, enobrecer e proteger as principais e mais antigas iguarias natalícias portuguesas”, lê-se no comunicado.

E outras iguarias disputaram a grande final, que decorreu no dia 23 de Novembro, no Centro Comercial AlmaShopping, em Coimbra. No bolo-rainha, a coroa foi para a Pastelaria Doce Pecado, em Odivelas, enquanto na trança de Natal foi para a Confeitaria A Lenda, na Benedita (Alcobaça). O melhor bolo-rei escangalhado é confeccionado na Pastelaria André, em Tentúgal (Montemor-o-Velho), que é também onde se fabrica o que pode tornar-se um novo clássico de Natal — o prémio inovação também lhe pertence.

Prémio Inovação para o André de Tentúgal dr
André de Tentúgal tem um bolo-rei escangalhado de ouro
No bolo-rainha, a coroa foi para a Doce Pecadode Odivelas
Fotogaleria
Prémio Inovação para o André de Tentúgal dr

Como nem só de ouro se faz o concurso da ACIP, foram também atribuídas medalhas de prata e de bronze em todas as categorias. Assim, na categoria bolo-rei, o segundo lugar ficou nas mãos do vencedor do ano passado, a Pastelaria Juvenal da Rotunda (Valpaços), enquanto o terceiro foi para a Confeitaria Rainha 5 (São João da Madeira), também já premiada noutras edições.

No bolo-rainha, o Moinho Velho (Coimbra) e a Flor da Gafanha (Gafanha da Nazaré), completam o pódio, que no bolo-rei escangalhado foi para o Moinho Novo (Tentúgal - pastelaria também campeã no outro concurso) e a Pão Quente (Leiria). O Moinho Novo (Tentúgal) volta a surgir, desta vez a fechar o pódio, na categoria de trança de Natal, cujo segundo lugar é do Espaço das Natas (Guimarães). Finalmente, na categoria inovação, a Pastelaria Indiana (Vila Verde) e a Padaria Dionísio (Pombal) conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Mais informação sobre premiados no site da ACIP.

Foto
Bolo-Rei- Escangalhado da Moinho Novo, Tentúgal dr

O melhor "Bolo-Rei Tradicional Português"? Tentúgal

O 13.º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português, organizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA, Santarém) em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal decorreu a 5 de Novembro e distribuiu muitos "brindes", em níveis ouro, prata e bronze. Mas há uma distinção rainha: o “Melhor dos Melhores”, que foi para o bolo-rei da Pastelaria Moinho Novo de Tentúgal. A sua obra de arte: um Bolo-Rei Escangalhado, "produzido com a junção de uma massa doce, com noz, amêndoa, pinhão e uma mistura de licores (para aromatizar a massa)".​

No concurso, que tem como objectivo "premiar, valorizar e divulgar o Bolo-Rei Tradicional Português, genuíno e exclusivamente produzido em Portugal", houve ouro para a criação de Tentúgal mas também para a arte da padaria e pastelaria Mina da Estação de São João da Madeira, para a de Esmeralda Gouveia da Doces do Coração em Santana do Mato (Coruche).

Foto
Bolo-Rei da Doces do Coracão dr
Foto
Bolo-Rei da Moinho Novo, Tentúgal dr
Foto
Bolo-rei da Mina da Estação, de São João da Madeira dr

Já no bolo-rainha, atenção à Benedita (Alcobaça, Leiria) há ouro para a confeitaria A Lenda; e também para a vizinha Padaria Modelo da Benedita — ficam as duas na mesma rua, por sinal a Rua Rei da Memória. Ouro também para a Pastelaria Juvenal da Rotunda de Valpaços e para a Mina da Estação de São João da Madeira.

No bolo-rei escangalhado, ouro para a Panificadora Regional da Vermelha (concelho do Cadaval); e mais uma vez para a Benedita, tanto para A Lenda, como para a Padaria Modelo; ainda para a Juvenal de Valpaços, para a pastelaria Dias de Tortosendo (Covilhã) e para outra pastelaria que tem grande tradição em medalhas e que ganhou também ouro aqui, a Flor de Aveiro.

Bilharocos, Mina da Estação, de São João da Madeira dr
Rabanadas da Mina da Estação, de São João da Madeira dr
Sopa Dourado do Corcel do Porto dr
Rabanadas de Coimbra na Briosa dr
Fotogaleria
Bilharocos, Mina da Estação, de São João da Madeira dr

A Benedita volta a dar que falar também noutro concurso paralelo, o dos bolos especiais natalícios: a Trança de Natal, os Sonhos e os Bilharacos d' A Lenda foram distinguidos com ouro. Prémio máximo também para as rabanadas de leite da Sabores do Tentúgal, as "melhores das melhores", concluíram os jurados. O ouro foi também para as rabanadas e para a Sopa Dourada do Café Corcel do Porto; e para as Rabanadas de Coimbra e a Galantine de Frutas da Briosa (Coimbra).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários