Maior ataque ucraniano a Moscovo. Rússia repeliu 70 drones, quase metade na capital

De acordo com a agência espanhola EFE, começaram a ouvir-se explosões por volta das 8h30 (5h30 em Portugal) a sul da capital russa, em resultado do fogo antiaéreo e do impacto nos drones.

Foto
De acordo com o comando russo, os drones foram abatidos pela defesa aérea entre as 7h e as 10h desta manhã (4h-7h em Lisboa) Oleksandr Ratushniak / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:56

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Ministério da Defesa russo anunciou ter abatido este domingo um total de “70 drones ucranianos”, quase metade dos quais na região de Moscovo, no maior ataque à capital desde o início do conflito em 2022.

Numa nota publicada no Telegram, o exército russo avança que, além de 34 drones perto da capital, foram neutralizados drones nas regiões limítrofes de Kaluga (sete) e Tula (dois) e em três regiões fronteiriças com a Ucrânia: Bryansk (14), Oriol (sete) e Kursk (seis).

De acordo com o comando russo, os drones foram abatidos pela defesa aérea entre as 7h e as 10h desta manhã (4h-7h em Lisboa).

Após o fim do alerta aéreo, a Rosaviatsia, a agência federal russa para a aviação civil, anunciou que os aeroportos de Domodedovo, Zhukovsky e Sheremetyevo retomaram as operações. De acordo com a agência federal, 36 voos para estes destinos foram desviados durante os ataques de drones.

Anteriormente, o presidente da Câmara de Moscovo, Sergey Sobyanin, tinha já avançado que as forças antiaéreas do exército russo tinham repelido um ataque com pelo menos 32 drones que se dirigiam para a capital russa. “Até agora, 32 drones que voavam em direcção a Moscovo foram abatidos”, disse o autarca no Telegram.

De acordo com a agência espanhola EFE, começaram a ouvir-se explosões por volta das 8h30 (5h30 em Portugal) a sul da capital russa, em resultado do fogo antiaéreo e do impacto nos drones.

Os drones foram abatidos sobre os bairros de Ramenskoe, Domodedovo e KoSFlomna e obrigaram ao encerramento temporário do aeroporto internacional de Domodedovo e do aeródromo militar e civil de Zhukovsky.

O canal de telegrama Baza publicou vários vídeos de drones e informou que duas casas na aldeia de Stanovoe, no distrito de Ramenskoe, se incendiaram após a queda de fragmentos, que também danificaram um carro e feriram uma pessoa.

A Rússia relata que abate drones ucranianos sobre o seu território quase diariamente, mas raramente têm como alvo a capital russa.