O ninho vazio pode ser a oportunidade de cuidar (finalmente) de si próprio

A saída dos filhos de casa faz parte do desenvolvimento da família e deve ser encarada com tranquilidade, mantendo o contacto, mas dando espaço para que os miúdos criem autonomia.

Foto
A tecnologia pode ser uma aliada para reduzir a distânica Dylan Ferreira/Unsplash
Ouça este artigo
00:00
06:00

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O regresso às aulas e a entrada na universidade é uma nova fase para muitas famílias, que vêem os filhos sair de casa para estudarem noutra cidade ou até num país diferente. Levam a bagagem cheia de sonhos, mas, para trás, fica o ninho vazio. Para os pais, a ausência é difícil de colmatar e fala-se mesmo da síndrome do ninho vazio, reconhecem especialistas ao PÚBLICO, que também destacam este momento como um reencontro não só em casal, como a solo. “É o momento de repensar ou pensar uma nova forma de viver. Todos os momentos de crise representam uma oportunidade”, incentiva a terapeuta familiar Joana Garcia Fonseca.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.