Espanhol Luis Suárez, “lenda” do Inter Milão, morre aos 88 anos
Em quase 20 anos de carreira, Luis Suárez representou apenas quatro clubes, nomeadamente o Deportivo, FC Barcelona, Inter Milão e Sampdoria, mas foi nos catalães e nos milaneses que se destacou.
O antigo internacional espanhol Luis Suárez, bicampeão europeu pelo Inter Milão e vencedor da Bola de Ouro na década de 60, morreu este domingo, aos 88 anos, informaram a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o clube italiano. "A Real Federação Espanhola de Futebol e o seu presidente, Luis Rubiales, querem transmitir os mais sentidos pêsames a toda a família e amigos de Don Luis Suárez Miramontes, falecido este domingo, 9 de Julho", refere a nota divulgada no site oficial da RFEF.
O Inter Milão, clube que Luis Suárez representou entre 1961 e 1970, manifestou "profunda tristeza" pelo desaparecimento do antigo médio, "um enorme jogador" do clube, que "inspirou gerações", recordando ainda uma frase de Helenio Herrera, o treinador que conduziu Suárez e os "nerazzurri" aos títulos europeus de 1964 e 1965, este último frente ao Benfica (1-0), em San Siro. "Como um dia disse Helenio Herrera, "se não souberem o que fazer com a bola, passem-na ao Suárez", parafraseou o Inter.
Já o FC Barcelona, clube que "Luisito" representou antes de rumar ao Inter, fala num "dos melhores jogadores da história do futebol espanhol" e numa "peça-chave do Barça na segunda metade da década de 50".
Em quase 20 anos de carreira como futebolista, Luis Suárez representou apenas quatro clubes, nomeadamente Deportivo, FC Barcelona, Inter Milão e Sampdoria, mas foi nos catalães e nos milaneses que se destacou, tendo ainda sido eleito o melhor jogador do mundo com o prémio "Ballon D"Or" em 1960.
Pelo "Barça", no qual jogou entre 1954 e 1961, conquistou dois campeonatos espanhóis, duas taças do Rei de Espanha e duas taças das Cidades com Feiras, enquanto no Inter arrecadou três campeonatos italianos, duas taças dos Campeões Europeus e duas taças Intercontinentais.
Além de ter participado com Espanha nos mundiais de 1962, no Chile, e de 1966, em Inglaterra, ajudou "la roja" a conquistar o Campeonato da Europa de 1964.
Após terminar a carreira de jogador, foi treinador do Inter Milão em mais do que uma ocasião (1974/75, 1991/92 e 1995/96), tendo ainda orientado Sampdoria, SPAL, Cagliari, Como, Deportivo, Albacete, além da selecção principal de Espanha, que liderou no Mundial1990, e os sub-21 espanhóis, que conduziu ao título europeu da categoria em 1986.