Fotogaleria
A Senhora D'Agonia voltou a ver o mar: três visões
Três anos depois, a imagem de Nossa Senhora D'Agonia, padroeira da grande romaria de Viana do Castelo, voltou a ser seguida por uma centena de embarcações e, à distância, por milhares de pessoas. Três instagrammers – @kitato, @fgram77 e @alexcoelholima – mostram-nos as suas perspectivas da Procissão ao Mar.
Passo lento, tapetes floridos, colchas à varanda, mãos juntas a rezar ou à cintura, sobre o avental. O dia 20 de Agosto é o mais importante do ano para os homens e as mulheres do mar em Viana do Castelo. É dia de Nossa Senhora d’Agonia, de agradecimentos e de memórias, de fazer e de cumprir promessas, de carregar aos ombros com orgulho as imagens de Nossa Senhora de Monserrate, de São Pedro e da Senhora dos Mares e de chorar quando passa o andor com Nossa Senhora d’Agonia, que uma vez por ano é levada a ver o mar. Desde 2019 que não se via nada igual. Na margem direita do Lima, milhares de pessoas guardaram lugar desde cedo para ver o desfile de barcos engalanados. "Dois bancos, cinco euros! Uma sombrinha chinesa, cinco euros!", apregoa-se um pouco por todo o lado. Os foguetes vão anunciando o andamento do quadro.
- Voltou a Senhora d’Agonia, lá do fundo de onde eu venho, por Ana Sá Lopes
- Viana, a minha cidade não se esgota na Romaria, por Luís Octávio Costa
______
A Fugas (Luís Octávio Costa – @kitato) apanhou boleia do barco da empresa Irmãos Portela e convidou mais dois instagrammers (@alexcoelholima e @fgram77) para acompanhar a Nossa Senhora d’Agonia ao mar.