Coreia do Sul
Com jogos e dalgona, o mundo rende-se à febre de Squid Game
Por todo o mundo, restaurantes, cafés e lojas têm aproveitado o sucesso comercial de Squid Game. Já são muitos os que incluem o "desafio do favo de mel" na ementa (inclusive em Portugal).
Funcionários de restaurantes e cafés em Moscovo, Singapura, Filipinas ou Indonésia vestiram o macacão vermelho e serviram os clientes não de máscara, mas por detrás de capacetes com quadrados, círculos e triângulos. Os jogos infantis não tão inocentes assim de Squid Games passaram para a vida real (menos os tiros e as mortes) e os estabelecimentos comerciais também querem aproveitar o sucesso do drama distópico sul-coreano que se tornou na série mais vista na Netflix.
O jogo mais fácil de adaptar, inclusive por cafés que não têm qualquer ligação à Coreia do Sul, é o “desafio do favo de mel”. Desde que a série se estreou, a 17 de Setembro, os vendedores de rua em Seul registaram um aumento da venda de “dalgona”, o biscoito feito com açúcar e uma pitada de bicarbonato de sódio com uma figura destacável no centro.
No Porto, dois restaurantes sul-coreanos também estão a vender o biscoito de caramelo. “Comia muitas vezes 'dalgona' com os meus amigos em frente à minha escola”, escreve a responsável pelo Ondo Korean Kitchen, na publicação em que anuncia a venda do doce a um euro. “Caso tenhas sucesso, nós devolvemos o dinheiro”, diz.
O Siktak também está a publicitar o jogo que poderá ser traduzido para desafio do favo de mel. Neste caso, terá um custo de cinco euros para quem quiser jogar depois do almoço ou do jantar no restaurante na Rua dos Bragas, até ao fim de Outubro. As regras são semelhantes às da série: “O desenho que terá que partir está indicado no verso do cartão e é aleatório. O objectivo é conseguir retirar a forma do desenho sem esta partir. Tempo limite de 10 minutos.” O restaurante Seoul Chicken, em Coimbra, também está a organizar desafios para os clientes.