Desenho
Os 10 postais (literalmente) ilustrados de Arcos de Valdevez
Mosteiros, igrejas, paços, edifícios e ruas. Da parceria entre a CIM do Alto Minho e a Associação Urban Sketchers Portugal nasce agora uma colecção de postais.
Continua a dar frutos a parceria entre a CIM do Alto Minho e a Associação Urban Sketchers Portugal que espalhou pelos concelhos artistas com liberdade criativa e o foco no património cultural e natural da região.
Ao longo de 12 meses, e no âmbito da acção promocional Alto Minho 4D – Viagem no tempo, que teve como principal objectivo a criação de uma rede de dez rotas/ itinerários cronológicos culturais baseados na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho, mais de meia centena de entusiastas do desenho passaram pelos concelhos, através de residências artísticas ou de encontros de sketching, para observar, sentir e registar de forma espontânea os principais recursos identitários.
No caso de Arcos de Valdevez esta experiência resultou na compilação de dez desenhos de monumentos, locais emblemáticos, edifícios ou ruas como o Mosteiro de Ermelo, Sistelo, a Ponte Centenária, a Valeta, a Igreja de S. Paio, o Paço de Giela, prédios antigos da vila ou a Igreja da Lapa que agora se transformaram numa colecção de postais.
"Através desta participação, o município contribuiu para promover o conhecimento, o usufruto e a valorização turística dos valores históricos, artísticos e científicos dos bens patrimoniais do Alto Minho e de Arcos de Valdevez", escreve o município em comunicado.
O pack inclui desenhos de João Santos, Tomás Reis, Marcelo de Deus, Isabel Braga, Martin Kelbi e Eduardo Salavisa.