“Período”: Pantone lança novo tom de vermelho para acabar com o estigma da menstruação

A Pantone lançou um novo tom de vermelho, inspirado na cor do período das mulheres, como parte de uma campanha que pretende encorajar as pessoas a falarem abertamente sobre a menstruação.

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A nova cor "Período" da Pantone DR

Faz parte de uma nova campanha que tem como objectivo acabar com o estigma associado à menstruação e nasceu de uma parceria entre a Pantone e a marca sueca de produtos de higiene feminina Intimina. Chama-se “Período” e trata-se de um “tom de vermelho activo e aventureiro” que foi lançado esta terça-feira pelo instituto da cor, cujo objectivo passa por “encorajar as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas de quem são”.

A campanha Seen+Heard (“Visto+Ouvido”, numa tradução livre) tem como “estandarte” este novo tom de vermelho e foi criada pela Intimina para incentivar as pessoas, independentemente do seu género, a falarem abertamente sobre a menstruação. Segundo a marca sueca, a cor corresponde a um “tom original de vermelho que representa um fluxo regular”, cita o diário britânico The Guardian.

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Presenting “Period”, a new red shade created to break the stigma around menstruation and promote period positivity. Swedish healthcare brand @intimina came to Pantone Color Institute to develop this custom color in support of their global campaign to make menstruation more visible and normalize this most normal of bodily functions. “An active and adventurous red hue, courageous Period emboldens people who menstruate to feel proud of who they are. To own their period with self-assurance; to stand up and passionately celebrate the exciting and powerful life force they are born with; to urge everyone regardless of gender to feel comfortable to talk spontaneously and openly about this pure and natural bodily function.”

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“Um tom de vermelho activo e aventureiro, ‘Período’ encoraja as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas de quem são. A assumirem o seu período com autoconfiança; a erguerem-se e celebrarem apaixonadamente a força vital poderosa e emocionante com que nascem; a exortarem todos, independentemente do género, a sentirem-se confortáveis para falarem espontaneamente e abertamente sobre esta função pura e natural do corpo”, explica Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone, citada pelo mesmo jornal.

No âmbito da nova campanha, a Intimina fez uma doação, no valor de duas mil libras (cerca de 2191 euros), à organização não-governamental ActionAid que ajuda mulheres e crianças em risco de pobreza.

“Hoje, em todo o mundo, milhões de mulheres e raparigas ainda sofrem devido ao estigma associado ao período. Muitas meninas perdem dias de escola essenciais, ou até abandonam completamente [a escola], o que é um dos motivos pelos quais tantas mulheres vivenciam a pobreza durante toda a vida globalmente. Sem o estigma em torno do período, mais mulheres poderão escapar à pobreza, atingir o seu potencial e fortalecer as suas comunidades. Esta campanha importante irá ajudar a mudar isso”, acrescentou Jillian Popkins, que pertence à ActionAid no Reino Unido.

O sistema de cores da Pantone foi desenvolvido em 1963, nos Estados Unidos, para facilitar o trabalho da indústria gráfica. Actualmente, o sector do design, têxtil e impressão a nível global recorrem àquela que é talvez a paleta mais conhecida do mundo e que conta já com um espectro de 2625 amostras de cores.

Azul Clássico foi a cor do ano 2020 seleccionada pela Pantone, que associa a este tom de azul sentimentos de calma, confiança e afinidade.

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