Covid-19: linha de aconselhamento psicológico já atendeu mais de 23 mil chamadas
A linha de aconselhamento psicológico destinada a profissionais de saúde, protecção civil, forças de segurança e população em geral, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental no período de confinamento.
A linha de aconselhamento psicológico do serviço SNS 24 atendeu mais de 23 mil chamadas desde que foi criada, no início da pandemia da covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde.
“A linha de aconselhamento psicológico recebeu desde o dia 1 de Abril 23.590 chamadas, entre chamadas de profissionais de saúde e de utentes”, afirmou Marta Temido, durante a conferência de imprensa de actualização de informação sobre a pandemia da covid-19.
Desde o dia 1 de Abril que o SNS 24 disponibiliza uma linha de aconselhamento psicológico destinada a profissionais de saúde, protecção civil, forças de segurança e população em geral, tendo em conta a prioridade atribuída à saúde mental neste período.
Questionada sobre a possibilidade de reforço da saúde mental, Marta Temido afirmou que essa é uma prioridade do Governo, reconhecendo que será uma das áreas em que o impacte da covid-19 poderá ser maior a longo prazo.
“É uma prioridade política daquilo que é a nossa actuação e que continuaremos a sublinhar com grande cuidado”, disse a ministra.
O subdirector-geral da Saúde, Diogo Cruz, que também esteve presente na conferência de imprensa, acrescentou que, além de uma prioridade política, a saúde mental é também uma prioridade das autoridades de saúde.
Portugal registou hoje mais duas mortes e 135 novos casos de infecção por covid-19, em relação domingo, segundo o boletim diário da Direcção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 48.771 casos de infecção confirmados e 1691 mortes.