Já foram encontrados os dois homens perdidos no Gerês

Autoridades receberam o pedido de ajuda pelas 12h33 e foram mobilizados 20 operacionais para o terreno. Homens foram encontrados por volta das 17h30.

Foto
Parque Nacional da Peneda-Gerês Hugo Santos/Arquivo

Os dois homens que se tinham perdido durante uma caminhada na serra do Gerês foram encontrados por volta das 17h30, disse ao PÚBLICO fonte dos Bombeiros Voluntários de Salto. Estão ambos bem de saúde. 

Esta sexta-feira, os bombeiros de Salto e de Montalegre foram mobilizados para uma operação de busca por dois homens que se terão “desorientado” na zona das Minas dos Carris. Esta sexta-feira, a região está a ser assolada por fortes chuvadas e rajadas de vento. 

O comandante dos bombeiros de Salto, Hernâni Carvalho, disse à agência Lusa que as equipas das duas corporações do concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, iniciaram buscas de forma apeada para tentar localizar os dois homens que se encontrarão “desorientados, molhados e com alguma fadiga”.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), o pedido de ajuda foi dado às 12h33 e para o terreno foram mobilizados 20 operacionais. A zona onde os homens se perderam é de difícil acesso, pelo que, segundo o comandante, os bombeiros demorarão, a pé, “seguramente mais de duas horas” até ao ponto onde se pensa que eles estão.

De acordo com o responsável, devido às “condicionantes meteorológicas”, não há condições para empenhar meio aéreos na operação. Hernâni Carvalho referiu que os dois homens conseguiram dar “algumas indicações” do local onde se encontram, numa zona a Norte das Minas dos Carris, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apontando ainda que a escassez de rede não permitiu a partilha de dados.

Segundo o comandante, os dois homens terão iniciado um trilho já na quinta-feira, saindo de Pitões das Júnias, e alegadamente terão perdido o equipamento de GPS, tendo decidido pernoitar na serra. Hernâni Carvalho acrescentou que já esta manhã e devido ao nevoeiro ter-se-ão desorientado, não conseguindo regressar, pelo que pediram ajuda às autoridades.