Trabalhos do PÚBLICO distinguidos com prémios ibéricos de design jornalístico ÑH
Jornal distinguido com 15 medalhas, nas áreas de infografia, dados e vídeo.
Os trabalhos de dados e infografia do PÚBLICO receberam, no seu conjunto, nove medalhas de bronze nos prémios ibéricos de design jornalístico. O PÚBLICO foi o único jornal nacional a ser distinguido nestas categorias. Oito medalhas dizem respeito a infografias e projectos de dados online, e o nono premeia a infografia "Um ano inteiro de desporto" publicada na versão impressa do jornal.
Entre os trabalhos digitais premiados estão infografias sobre o ambiente, a utilização da internet por crianças e jovens, a União Europeia, as vacinas e a natalidade no país.
O jornal foi ainda distinguido pelo desenho das primeiras páginas por ocasião do 29.º aniversário (medalha de prata), do incêndio na catedral francesa de Notre Dame e ainda a capa de 7 de Maio com uma reportagem sobre as alterações climáticas (medalhas de bronze).
Na categoria vídeo, dois trabalhos do PÚBLICO mereceram distinção de bronze pelo júri: a reportagem em vídeo 360º "Acrobacias por todo o lado: entre no backstage do Cirque du Soleil" e "Filhos do Cosmos", que assinala os 50 anos da chegada do Homem à Lua.
A nível nacional, os jornais Expresso e O Jogo receberam dois dos principais prémios de design ibérico: de diário ou semanal impresso de circulação nacional melhor desenhado e de diário popular ou desportivo com melhor design.
O El Sol de Mexico venceu na categoria de publicação diária ou semanal local com melhor design. As revistas distinguidas foram El País Semanal e EME (ambas espanholas) e o prémio de melhor meio digital foi para o El País.
Os prémios ÑH nasceram em 2004. A edição de 2019 avaliou 2168 entradas de 14 países.