Morreu nesta quarta-feira Jean-Louis David, o cabeleireiro francês que deu nome a inúmeros salões de beleza em todo o mundo, confirmou à AFP fonte do grupo Provalliance, que detém a marca de cabeleireiros. Vivia actualmente na Suíça e tinha 85 anos.
Nascido a 24 de Março de 1934 na cidade francesa de Grasse, Jean-Louis David seguiu o legado de uma família de cabeleireiros, acabando por ser o inventor do dégradé – uma técnica de corte que tem por base o efeito gradiente – , recorda o diário francês Le Monde.
No início da sua carreira, começou por trabalhar num salão que pertencia ao proprietário da revista Cinemonde, o que lhe abriu portas no mundo do cinema, tendo chegado a pentear a actriz Kim Novak, futura protagonista do filme Vertigo, realizado por Alfred Hitchcock, conta o diário Le Figaro.
Em 1961, segundo o mesmo jornal, Jean-Louis David abriu o primeiro salão com o seu nome, em Paris, e foi em 1970 que criou o famoso corte degradée.
De acordo com o Le Monde, o cabeleireiro acabou por vender a sua marca ao grupo americano Regis Corporation em 2002 que, seis anos mais tarde, voltou a vendê-la ao grupo francês de cabeleireiros Provalliance.
Casado quatro vezes e pai de quatro filhos, Jean-Louis David é recordado pelo grupo Provalliance, actual detentor da marca, como um “homem visionário” e um “empresário extraordinário”, disse fonte do grupo em comunicado enviado à AFP, citado pelo Le Figaro.
Actualmente, existem em Portugal 37 salões Jean-Louis David.