POPSTAR mede referências a políticos nas notícias e nos media sociais
No caso do Twitter, a ferramenta determina se os comentários são positivos, negativos ou neutros.
O projecto chama-se POPSTAR, a sigla de Public Opinion and Sentiment Tracking, Analysis, and Research (“opinião pública e registo, análise e investigação de sentimento”). Está a ser desenvolvido desde 2012 com um financiamento de 100.700 euros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e foi colocado online nesta quarta-feira.
No caso das mensagens publicadas no Twitter, para além de serem contabilizadas as menções, uma tecnologia de análise linguística determina a polaridade dos textos, ou seja, se o sentimento dos utilizadores é negativo, positivo ou neutro. Além disto, o site agrega e mostra a evolução dos resultados de sondagens sobre intenções de voto e sobre a popularidade dos políticos.
A ferramenta permite, por exemplo, perceber que, nesta terça-feira, Passos Coelho foi, de longe, o líder partidário mais referido nos media online. Ou que, no Twitter, o primeiro-ministro foi o líder mais vezes mencionado num contexto negativo. E ainda que, nos últimos dois anos e meio, os dias 21, 22 e 23 de Julho foram aqueles em que o sentimento dos utilizadores daquela rede social foi mais desfavorável a Cavaco Silva. Foram os dias em torno do discurso feito pelo Presidente na sequência de uma ausência de acordo entre partidos para resolver a crise política causada pela demissão de dois ministros (contrariamente aos líderes partidários, o rácio entre mensagens positivas e negativas no Twitter é a única informação disponibilizada sobre Cavaco Silva).
“É o primeiro protótipo, há uma série de desenvolvimentos pensados”, explica o especialista em Ciência Política Pedro Magalhães, que coordenou o projecto.
No futuro, o POPSTAR quer, tal como faz com o Twitter, medir a polaridade dos textos jornalísticos e dos blogues e perceber se pode haver influências de sentimento entre os media tradicionais e os media sociais. Outra ideia, explica Magalhães, é “tentar relacionar estes indicadores entre si, [por exemplo] perceber se as tendências que encontramos na opinião pública nas sondagens pode ser antecipada pelo que se passa nos media ou nos media sociais”.
O projecto quer ainda estender-se aos assuntos económicos, o que passará por medir a frequência de alguns temas económicos, o sentimento em relação a esses assuntos e confrontar estes dados com indicadores como o índice de confiança dos consumidores.