A Apple não quer este jogo de plantação e tráfico de cannabis na sua loja

A aplicação esteve em primeiro lugar na App Store e dois dias depois foi retirada pela Apple.

Foto
DR

Weed Firm (não confundir com Weed Farm) não resultou para a Manitoba Games, a criadora do jogo gratuito para iPhone, iPad e iPod. Lançado a 5 de Maio, chegou ao topo da App Store na segunda-feira e dois dias depois ficou indisponível.

No Weed Firm, o jogador é convidado a aprender a plantar cannabis e outras variedades de erva e a aumentar o número de clientes do seu produto, até se tornar o maior traficante da cidade. A descrição é da própria Manitoba Games, que promete ainda muita interacção com polícias, gangsters, bailarinas exóticas e, claro, muita droga. Mas antes de se jogar fica o alerta: é preciso ter pelo menos 17 anos para poder descarregar a aplicação do jogo e saber que se vai lidar com álcool, tabaco e uso de drogas, mesmo que em formato de realidade virtual.

Este não é o único jogo do género no mercado mas questões como o tráfico de droga e violência entre personagens pode ter levado à decisão da Apple, alimentada por críticas de associações de pais e outras entidades preocupadas com a influência que teria em jovens. A empresa não fez ainda qualquer comentário oficial sobre a retirada do Weed Firm mas, segundo a página no Facebook do jogo, a Apple alegou violação de regras da empresa e influência para actividades ilegais.

Há dois dias, a Manitoba Games agradecia aos utilizadores do jogo pelo número um na tabela da Apple: “Chegámos ao número 1 na App Store nos Estados Unidos na categoria de Jogos e depois na de Todas as Categorias. Deixamos a nossa humildade e agradecimento a todos por o tornarem possível”.

Esta quarta-feira, a página da Manitoba Games mostrava outro estado de espírito. “Esta foi inteiramente uma decisão da Apple, não nossa. Pensamos que o problema foi que o jogo era demasiado bom e chegou ao primeiro lugar em Todas as Categorias, uma vez que há, certamente, um grande número de aplicações baseadas em erva ainda disponíveis, bem como jogos que promovem outras chamadas ‘actividades ilegais’, como matar pessoas, destruir carros e atirar pássaros a edifícios.”

A criadora de Weed Firm garante que não vai desistir, apesar de admitirem que a versão possa vir a ser censurada no sentido de responder às exigências da Apple e ser lançada uma nova aplicação sob outro nome. A Manitoba Games sublinha que nunca teve a intenção de ver crianças a usarem o seu jogo e que os “adultos deveriam poder escolher o que quiserem desde que não magoem ninguém”.

“Se deixarmos hipócritas determinarem que conteúdo é adequado para nós, brevemente estaremos todos a ver os Teletubbies [série para bebés] em vez de Breaking Bad [Ruptura Total]”, série televisiva sobre um professor de química que descobre que tem cancro e resolve dedicar-se ao fabrico e tráfico de drogas para deixar dinheiro à família. 

Sugerir correcção
Comentar