Temperaturas vão descer mais e no fim-de-semana vai chover
Em algumas zonas as máximas vão cair dez graus e haverá nuvens, sobretudo da parte da manhã.
"As previsões do estado do tempo para o continente são de descida gradual da temperatura, que já ocorreu ontem [segunda-feira] e vai persistir durante a semana. Será uma descida gradual e mais significativa nas regiões do litoral, mas também vai atingir as regiões do interior", informou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Ângela Lourenço.
A meteorologista salientou que a semana vai ser caracterizada por nebulosidade durante a manhã nas regiões do litoral, que ao longo do dia se vai dissipando. "Nas regiões do interior vamos ter um aumento da nebulosidade e alguma instabilidade e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros", explicou. "Relativamente aos valores que foram registados no fim-de-semana (algumas regiões do país chegaram aos 40 graus), estamos a falar de descidas da ordem dos 10 graus Celsius no total, mas a média é de 6/7 graus", frisou.
Durante esta semana, em termos de temperaturas máximas, em Lisboa vão variar entre os 24 e os 26 graus, no Porto, com excepção desta terça-feira, 24 graus e no interior na ordem dos 30 a 32. "No que diz respeito ao fim de semana, a tendência aponta para valores de temperatura estáveis, aumento de nebulosidade e chuva, que provavelmente já vai verificar-se na sexta-feira", concluiu.
Quanto às temperaturas para esta terça-feira, em Lisboa prevê-se uma máxima de 26 graus Celsius, Évora 33, Beja, Coimbra e Leiria 32, Castelo Branco e Braga 31, Porto e Portalegre 30, Guarda 24, Viana do Castelo 29, Bragança 27, Faro 24, Funchal 23, Ponta Delgada 22 e Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 22.
Em termos de risco de incêndio, com a descida das temperaturas, nesta terça-feira estão apenas três concelhos com risco máximo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo, tendo sido o mais elevado accionado para os concelhos de Mação e do Sardoal, em Santarém, e Vila de Rei, em Castelo Branco.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 105 incêndios, que foram combatidos por 2030 operacionais, com o apoio de 554 veículos.