Quinze distritos do continente estão esta sexta-feira sob aviso laranja e amarelo

Durante a noite e madrugada houve uma acalmia nos Açores que, no entanto, voltam a estar sob aviso laranja.

O meteorologista explicou que, devido à aproximação de uma frente fria ao continente português, foram emitidos avisos laranja para toda a costa, por causa da previsão de agitação marítima, e amarelo para o interior, por causa do vento forte, chuva e queda de neve.

"Devido à aproximação de uma frente fria no continente, estamos a prever para hoje, para as regiões do norte e centro, períodos de chuva, que poderão ser fortes a partir da tarde, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego, que passarão gradualmente a regime de aguaceiros e que poderão ser fortes de granizo e acompanhados de trovoadas", disse.

De acordo com Manuel João Lopes, está também prevista a queda de neve a partir do final da tarde nos pontos mais altos da Serra da Estrela descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, e vento fraco a moderado de sudoeste, soprando a partir do início da manhã e até ao final da tarde forte, com rajadas entre 70/90 km/h no litoral.
Nas terras altas, prevê-se vento forte a muito forte, de sudoeste, com rajadas entre 90/110 km/h, tornando-se moderado para o final do dia, e neblina ou nevoeiro matinal.

"Para amanhã [sábado] prevêem-se período de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde", disse.
Está também prevista queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros, vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral e nas terras altas e descida de temperatura, em especial da mínima.

O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.
O aviso laranja, que implica situação meteorológica de risco moderado a elevado, está em vigor desde as 03:00 de hoje até às 12:00 de domingo, por causa da previsão de ondas de sudoeste, com 5 a 7 metros passando gradualmente a ondas de noroeste.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa do vento forte, com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros/hora (entre as 3h e as 21h desta sexta-feira), e da neve (entre as 21h desta sexta e as 18h de sábado).

Há também aviso amarelo para a previsão de chuva entre as 12h e as 21h desta sexta para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro. A Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora entre as 6h e as 21h de sábado.

Noite de acalmia nos Açores

Nos Açores, os grupos Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e Ocidental (Flores e Corvo) deixaram de estar sob aviso vermelho por causa da agitação marítima e do vento forte. A noite foi de acalmia, mas o IPMA já lançou novos avisos para previsões de vento muito forte e agitação marítima no arquipélago.

Segundo a página de internet do instituto, foi lançado um aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a previsões de ondas com altura de 5 a 7 metros, que está activo entre as 8h e as 12h de hoje. Um outro aviso do IMPA, desta vez amarelo, o terceiro mais grave, foi lançado para os Açores devido a previsões de rajadas de vento na ordem dos 70 km/hora.

O IPMA divulgou ainda um outro aviso amarelo, com hora de activação marcada para as 12h de domingo e duração até cerca das 3h de segunda-feira, para alertar para provável agitação marítima, estando previstas ondas com altura de quatro a cinco metros.

Nesta quinta-feira, devido aos ventos fortes, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores registou um total de 85 ocorrências, sobretudo relacionadas com quedas de árvores e telhados danificados, nas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa e Flores. 

A SATA Air Açores foi obrigada a cancelar 21 voos entre as ilhas devido ao vento forte que se fez sentir no arquipélago e o Governo dos Açores decidiu mesmo encerrar todos os serviços públicos da região a partir das 16h de quinta-feira,  devido ao mau tempo. A Protecção Civil aconselhou as populações a manterem-se em casa e foram fechadas escolas em oito das nove ilhas do arquipélago, bem como todos os portos, portinhos e marinas para embarcações de comprimento inferior a 30 metros nas ilhas Terceira e Graciosa.

 


 

Sugerir correcção
Comentar