Portugal continental sob aviso amarelo devido a chuva e vento forte
Instituto Português do Mar e da Atmosfera prolonga aviso durante todo o dia de sábado.
Portugal continental vai estar neste sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte acompanhada de trovoada e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/hora, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, os 18 distritos portugueses vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada e vento forte com rajadas na ordem dos 80 km/hora, que podem chegar aos 100 km/hora nas terras altas.
Os avisos decorrem entre as 8h00 de sábado e meia-noite de domingo, sendo que o distrito de Faro tem ainda aviso amarelo para a agitação marítima, devido à previsão para a costa sul de ondas de sueste com 2 a 3 metros, entre as 6h00 e as 15h00 de sábado. O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".
O IPMA revela também que o arquipélago da Madeira está nesta sexta-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoada. De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja entre as 9h00 e as 21h00 de devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas. O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica "de risco moderado a elevado".
O IPMA colocou também as regiões montanhosas da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora entre as 12h00 e as 23h59 desta sexta-feira.
O IPMA prevê no continente céu geralmente muito nublado nesta sexta-feira, com períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora a partir da tarde, tornando-se de noroeste a partir do final da tarde. Segundo o instituto, nas terras altas, o vento soprará forte de sudoeste com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a partir do início da tarde e tornando-se de noroeste a partir do final da tarde.