Quem são os detidos?

António Araújo Empresário de jogadores e do ramo imobiliári António Araújo, de 43 anos, tornou-se relativamente conhecido no mundo futebolístico quando assumiu a presidência do modesto Ermesinde, mas rapidamente o seu nome passou a surgir nos jornais desportivos ligado a diversas contratações de jogadores brasileiros efectuadas pelo FC Porto. Primeiro para a equipa B (Elias, Evaldo, Ferreira e Zé Carlos), mas logo depois também para o plantel principal. Já esta época participou nas aquisições de Rossato e Paulo Assunção (ambos ex-Nacional) e, do Brasil, ajudou a trazer Diego e Leandro, este ainda aguardar por Janeiro para ser inscrito. Terá ainda mediado as transferências dos também brasileiros Éder, para o Benfica, e de Nem e Lima, para o Braga. António Araújo não é agente da FIFA, mas a sua empresa de representação de futebolistas (Onsoccer) tem ultrapassado a situação através do recurso a advogados. Empresário também no ramo imobiliário, ele próprio justificou este mês à "Dez" (revista que acompanha o jornal "Record" ao sábado) a relação privilegiada que tem com o FC Porto com o facto de "ser amigo" de Reinado Teles e de ter uma boa relação com a administração da SAD do portista. Na altura, confirmou mesmo deter uma empresa, desde 1998, em que Reinaldo Teles também é sócio. "Chama-se Teles, Araújo e Tiago, Lda., e funciona na área do imobiliário. Trabalhamos com a venda de habitação, apartamentos e moradias", afirmou então

Augusto Duarte Árbitro e funcionário público Filho do ex-árbitro Azevedo Duarte, que também foi ouvido na primeira fase do processo "Apito Dourado", Augusto Duarte iniciou-se como juiz de futebol em 1984/85. Em 1994/95, subiu à primeira categoria, foi posteriormente despromovido, mas regressou em 1999/00. Este funcionário público, de 38 anos, já leva 91 jogos na SuperLiga e 112 na Liga de Honra. Estava nomeado para o Académica-Sporting, que se disputa em Coimbra, no domingo. O último jogo que dirigiu da SuperLiga foi o Beira-Mar-Belenenses (3-3). Esta temporada, esteve presente no Estádio do Dragão no empate (2-2) que o Estoril conseguiu frente ao FC Porto.

Jacinto Paixão Árbitro despromovido na última época Representa o Conselho Regional de Évora, é árbitro desde 1988/89 e chegou à primeira categoria em 1996/97, tendo sido despromovido na última época. O presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Évora, Vítor Tomás, ficou surpreendido com a sua detenção e considera-o "uma pessoa honesta, até prova em contrário". Paixão teve a colaboração, em vários jogos, dos dois árbitros auxiliares que ontem foram igualmente detidos, Manuel Quadrado e José Chilrito, ambos igualmente de Évora.

Pinto da Costa "já combinou com a Judiciária" quando vai prestar declarações

Foto
Pinto da Costa está em parte incerta Rui Gaudêncio/PÚBLICO

Em declarações ao “Jornal de Notícias”, Carolina Salgado garante que Pinto da Costa tem tudo acertado com os agentes da Polícia Judiciária, sem, no entanto, referir quando e onde o inquérito vai ter lugar. A actual localização do presidente do FC Porto é também uma incógnita.

A juíza Ana Cláudia Nogueira já está a ouvir, em Gondomar, os árbitros Jacinto Paixão, Manuel Quadrado e José Chilrito e o empresário António Araújo, ontem detidos. Logo que seja localizado, Pinto da Costa deverá ser também conduzido ao Tribunal de Gondomar para prestar declarações, naquela que parece ser a segunda fase do caso “Apito Dourado”, que foi desencadeado em Abril. Ontem, o advogado do presidente do FC Porto contactou a juíza comprometendo-se a acompanhar o seu cliente ao tribunal.

Para já, ainda não é possível saber se todos os interrogatórios vão ficar concluídos hoje, o que significa que, caso Pinto da Costa seja localizado e levado até ao Tribunal de Gondomar, poderá passar o fim-de-semana detido nas instalações da Polícia Judiciária até que a juíza retome as inquirições na segunda-feira e defina as respectivas medidas de coacção.

O presidente do FC Porto tem hoje agendada uma entrevista no Primeiro Jornal da SIC para falar sobre a sua autobiografia, que vai ser lançada amanhã. Ainda não se sabe se Pinto da Costa vai entrar nos estúdios de televisão antes de se dirigir às autoridades.

Sugerir correcção
Comentar