Mais 1558 professores colocados hoje

As contratações de escola prosseguem, mas "os directores podem começar a respirar de alívio", diz o dirigente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

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Continuam com horário zero 997 professores do quadro Rui Gaudêncio

“Temos resolvido o problema como podemos, mas é preciso ter em conta que cada um dos horários por preencher representa várias turmas sem professor e que cada turma pode ter 30 alunos”, lembrou.

Segundo Arlindo Ferreira, autor do Blog deAr Lindo, através da 2.ª Reserva de Recrutamento, cujos resultados foram conhecidos hoje, foram contratados 1376 professores sem vínculo, 708 para cumprirem horários anuais e 669 para horários temporários. Neste caso, o grupo de recrutamento com mais colocações (239) foi o da Educação Especial, seguido do grupo do 1.º ciclo (183 professores).

Da análise das listas, Arlindo Ferreira concluiu ainda que, para além daqueles, mais 182 docentes do quadro que não tinham turmas atribuídas conseguiram esta segunda-feira ser colocados em escolas onde virão a dar aulas. Continuam com horário zero 997 professores do quadro (menos do que no ano passado, nesta fase, quando existiam 1483 docentes sem componente lectiva).

Paralelamente, no fim da semana passada estavam em fase de concurso mais cerca de 2000 horários para contratação directa pelas direcções das escolas com autonomia e dos estabelecimentos situados em Território de Intervenção Educativa Prioritária (TEIP), calculou Arlindo Ferreira.

Filinto Lima frisou que com o atraso na publicação da segunda fase de colocação de professores, que só se verificou dia 12, também o preenchimento dos lugares do quadro foi sendo adiado.

Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), voltou a lamentar a burocracia e a morosidade do processo de contratação directa pelas escolas. “Começámos a fazer entrevistas, mas não sei quando teremos os professores a dar aulas”, afirmou.

Os que foram colocados através da Reserva de Recrutamento têm 48 horas para aceitar a colocação na plataforma electrónica dos serviços do Ministério da Educação e Ciência (MEC) preparada para o efeito e para se apresentarem nas escolas.

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