Há 60 milhões para defender litoral e combater alterações climáticas

Concursos destinam-se a autarquias locais e à administração pública.

Foto
Cerca de 260 mil euros foram já aprovados no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. VIRGILIO RODRIGUES

O Ministério do Ambiente anunciou neste domingo o lançamento de concursos no valor de 60 milhões de euros para o desenvolvimento de projectos em áreas como o combate às alterações climáticas, a defesa do litoral ou a eficiência energética.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente faz saber que, em reunião da Comissão Interministerial de Coordenação do Acordo de Parceria (CIC), presidida pelo ministro João Pedro Matos Fernandes, foram lançados avisos para candidaturas aos Fundos Comunitários no valor de 60 milhões de euros.

“Os presentes avisos, dirigidos às autarquias locais e à administração pública, abrangem projectos em áreas diversas que vão dos planos de combate às alterações climáticas e gestão de riscos, defesa do litoral, adaptação de zonas inundáveis e eficiência energética”, especifica a nota.

A tutela recorda que o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), já aprovou candidaturas no montante total de 260 milhões de euros, dos quais 80 milhões de euros destinados às autarquias e ao sector empresarial local.