Explosão de conduta de gás na Bélgica mata 14 pessoas

Foto
O acidente aconteceu perto da auto-estrada A8 que liga Bruxelas a Tournai Nicolas Pelckmans/EPA

Pelo menos 14 pessoas morreram e 200 ficaram feridas na explosão de uma conduta de gás registada esta manhã na zona industrial de Ghislenghien, perto de Ath, no sul da Bélgica.

Karim Ibourki, porta-voz do ministro belga da Saúde, Rudy Demotte, precisou que dos 200 feridos, 100 apresentam queimaduras provocadas pelo impacto da explosão e pelos incêndios que se seguiram ao primeiro rebentamento.

Segundo a agência de notícias Belga, trabalhavam pelo menos 200 pessoas no complexo onde se verificou a explosão.

"Foi detectada uma fuga de gás por volta das 08h30. Quando os socorristas chegaram deu-se a explosão", explicou Ibourki. Uma estação de serviço também explodiu.

Num breve comunicado no seu sítio da Internet, a Fluxys, empresa que transporta gás natural na Bélgica e que gere o complexo onde se deu o acidente, confirmou que houve "uma fuga numa conduta de gás entre Zeebrugge e a fronteira francesa".

As autoridades belgas desencadearam um plano de catástrofe e pediram aos habitantes das redondezas para ficarem em casa com as portas e janelas fechadas.

Foram enviados para o local muitos meios de socorro e combate a incêndios.

O acidente aconteceu perto da auto-estrada A8 que liga Bruxelas a Tournai. A circulação foi interrompida pelas autoridades.

Sugerir correcção
Comentar