Dezenas de toneladas de alimentos doados ao Banco Alimentar através da Internet
Campanha online terminou no domingo.
A campanha “Alimente esta ideia” permite aos internautas comprarem ‘online’ seis produtos (azeite, óleo, salsichas, atum, leite e açúcar) que serão depois doados a quem necessita.
Segundo a página online da campanha, 2586 doadores contribuíram até domingo com 10.504 litros de azeite, 8928 litros de óleo, 32.408 litros de leite, 2321 quilos de atum, 8749 quilos de salsichas e 9674 quilos de açúcar.
Na última campanha online, em Dezembro passado, o Banco Alimentar conseguiu arrecadar donativos com origem em 24 países, de portugueses e de estrangeiros, totalizando mais de 104 toneladas de alimentos, enquanto a campanha de Junho de 2012 recebeu donativos de 2500 internautas, que doaram em média 31,26 euros.
O Banco Alimentar realiza, duas vezes por ano, três campanhas: a campanha online, a tradicional recolha de alimentos nos supermercados e a campanha “Ajuda vale”, em que as pessoas podem comprar, na caixa dos supermercados, vales de seis produtos selecionados.
No primeiro fim de semana de Junho, cerca de 39.500 voluntários estiveram distribuídos por 1818 supermercados de todo o país, a recolher contributos que ajudam, neste momento, 20 bancos alimentares.
As dádivas que chegam ao Banco Alimentar Contra a Fome apoiam diariamente 2221 instituições de solidariedade social em território nacional, que, por sua vez, ajudam 378 mil pessoas.
De acordo com a presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, a recolha do primeiro fim de semana de Junho, traduziu-se aproximadamente no mesmo volume de alimentos doados em relação ao ano anterior.