Criança de seis anos morre em despiste de moto-quatro em Coimbra

Outras duas crianças estão internadas no hospital com ferimentos graves. Condutor inglês, de 50 anos, foi detido pela GNR após fugir de local. Foi presente a tribunal este sábado e vai aguardar julgamento em liberdade.

Foto
Seis das nove ambulâncias serão operadas pelo INEM e três por bombeiros. Nelson Garrido (arquivo)

O menino de nacionalidade portuguesa foi socorrido no local, mas o INEM e os bombeiros já nada conseguiram fazer. O PÚBLICO noticiara, citando fonte da GNR, que na noite de sexta-feira uma segunda criança teria também morrido no hospital após várias tentativas de reanimação. Porém, os médicos conseguiram, afinal, reverter a situação do menino que foi assistido na sala de operações daquela unidade de saúde.

“Houve realmente informações contraditórias e, na altura, fomos informados e informamos que uma segunda criança tinha morrido além da que morreu no local”, explicou ao PÚBLICO o Capitão Correia, oficial de serviço ao Comando da GNR de Coimbra.

“Deram entrada ontem à noite [sexta-feira] no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, duas crianças do sexo masculino, de 5 e 7 anos, de nacionalidade irlandesa, que se encontram internadas nos Cuidados Intensivo”, esclareceu a unidade de saúde em comunicado enviado este sábado.

Segundo o hospital, a criança de cinco anos, que os médicos conseguiram reanimar, está em estado crítico. Foram-lhe “feitas manobras de reanimação no local do acidente e já na entrada do hospital”, refere aquela unidade. Já a criança de sete anos foi operada e tem múltiplas fracturas. “Está estável e com prognóstico reservado”, indica o hospital.

O acidente ocorreu pelas 18h30 no lugar de Casal Novo, na Cumeeira. As três crianças, uma portuguesa e duas inglesas, seguiam em cima da moto-quatro conduzida por um homem inglês, de 50 anos. Após um despiste na Estrada Municipal 1195, as crianças foram projectadas e ficaram com traumatismos cranianos. Nenhuma das vítimas usava capacete.

No local, estiveram duas viaturas médias do INEM e oito viaturas dos Bombeiros Voluntários de Penela que destacaram para o cenário do acidente 18 elementos.

Quando as autoridades chegaram, já o condutor inglês havia escapado do local. Foi depois localizado por uma patrulha da GNR nas imediações. A estrada foi desimpedida pelas 21h30 após perícias de uma equipa de investigação da GNR que irá tentar apurar as causas do acidente.

O condutor inglês reside naquela localidade há já algum tempo, segundo a GNR, e não terá qualquer grau de parentesco com as crianças. O homem, que também ficou com ferimentos ligeiros, foi conduzido pela GNR sob detenção ao Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra tendo tido depois alta.

O homem foi presente ao Tribunal de Coimbra na manhã deste sábado, indiciado por homicídio por negligência e omissão de auxílio - por ter fugido do local - e vai aguardar julgamento em liberdade sujeito a termo de indentidade e residência, adiantou o capitão Pedro Teixeira da GNR de Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar