Comissão Europeia lança novo ranking das universidades

Projecto U-Multirank envolve um investimento de dois milhões de euros nos próximos dois anos.

Foto

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira a criação de um novo ranking das universidades de todo o mundo, a elaborar com base em mais factores do que aqueles que habitualmente são considerados nas listas do mesmo género.

O objectivo do projecto, designado por U-Multirank, é oferecer um guia mais completo, aproximado da realidade e fácil de usar por aqueles que queiram conhecer a oferta e a qualidade das diferentes instituições e compará-las entre si.

Segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela Comissão Europeia, para fazer o novo ranking — cujos primeiros resultados serão conhecidos em 2014 — vão ser avaliadas a qualidade de investigação e a do ensino e da aprendizagem, a orientação internacional, o sucesso obtido na transferência de conhecimento (através da criação de parcerias com empresas, por exemplo) e o envolvimento na região em que as instituições estão inseridas.

A iniciativa beneficiará em 2013 e 2014 de um financiamento da UE num montante de dois milhões de euros (a atribuir no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida) e será liderada pelo Center of Higher Education, na Alemanha, e pelo Center for Higher Education Policy Studies, nos Países Baixos.

Citada no comunicado de imprensa da União Europeia, Androulla Vassiliou, comissária europeia responsável pela Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, considera que a iniciativa “irá ajudar os jovens a fazer as opções de estudo mais correctas e incentivará as instituições a melhorarem o seu desempenho numa multiplicidade de actividades”. Defende, também, que o ranking será um “instrumento útil para os responsáveis pela tomada de decisões” em matéria de ensino superior.

Sugerir correcção
Comentar