Banco Alimentar já recolheu 900 litros de leite em campanha online

Campanha nos supermercados decorre no próximo fim-de-semana. Isabel Jonet recusa comentar se campanha pode ser afectada pelas suas declarações polémicas.

Foto
Banco Alimentar apoia 16 mil pessoas no Algarve Enric Vives-Rubio

A campanha online do Banco Alimentar Contra a Fome arrancou na sexta-feira e neste sábado à tarde já tinham sido recolhidos 901 litros de leite, o alimento tradicionalmente mais doado nestas campanhas. A presidente Isabel Jonet espera uma grande participação da comunidade emigrante, à semelhança da última campanha.

Através do site “Alimente esta ideia”, até às 18h deste sábado foram doados 901 litros de leite, 293 litros de azeite, 251 quilos de açúcar, 226 quilos de salsichas, 173 litros de óleo e 57 quilos de atum.

A campanha decorre até 9 de Dezembro e teve de ser antecipada neste ano para coincidir com a 10.ª jornada da Liga de futebol. “É a primeira vez que casamos estes dois mundos, a solidariedade e o futebol”, explica Isabel Jonet. O vídeo promocional da campanha conta com a participação de vários árbitros e jogadores de futebol.

Nos jogos deste fim-de-semana, os futebolistas que jogam na I Liga de futebol vão apelar à participação na campanha usando t-shirts com a inscrição www.alimentestaideia.net, o endereço do portal de doações do Banco Alimentar.

A ligação ao futebol não foi por acaso. “É um sector muito mobilizador de toda a sociedade”, diz Jonet, acrescentando que espera ter o apoio da comunidade emigrante portuguesa, que tem “uma grande ligação aos seus clubes de futebol”.

Na campanha online mais recente realizada em Maio, mais de 3700 pessoas doaram um total de 72,513 toneladas de alimentos (no valor de 77.440 euros), em 94 países. “A maior parte dos doadores vive em Portugal, mas também tivemos muitos do Brasil, de Inglaterra e de Angola, por exemplo”, afirma.

Os doadores podem oferecer alimentos isolados ou cabazes. Com 10,65 euros, é possível doar um cabaz com seis litros de leite, um quilo de açúcar, um litro de azeite, 120 gramas de atum, quatro latas de salsichas e um litro de óleo.

O balanço da campanha será feito no próximo fim-de-semana, ao mesmo tempo que decorre a tradicional recolha de donativos à porta dos supermercados. Apesar da conjuntura económica, Jonet espera recolher mais alimentos e ter mais voluntários do que em campanhas anteriores, porque “há ainda mais pessoas a precisar”.

“O aumento do número de pedidos de ajuda tem sido gradual nos últimos anos, desde 2007, mas em 2009 houve um acréscimo grande. Agora há mais pessoas desempregadas e há também muitas que deixaram de receber os subsídios de desemprego”, nota a responsável.

Questionada sobre se a polémica criada em torno das declarações que fez à SIC Notícias no início do mês poderá afectar a adesão das pessoas às campanhas de recolha de alimentos, Jonet recusou pronunciar-se sobre o assunto.

No programa televisivo "Última Edição", em que se debatiam as causas e consequências da crise, Isabel Jonet afirmou que "os portugueses vivem muito acima das possibilidades" e que, por isso, terão de "aprender a viver com menos".

A polémica levou mesmo à criação de uma petição pública a exigir a demissão de Jonet da presidência do Banco Alimentar, que tem actualmente mais de 1700 assinaturas.

Sugerir correcção
Comentar