Pela primeira vez, Açores e Madeira conseguem a eleição directa de quatro eurodeputados

Parlamento Europeu terá três deputadas das regiões autónomas portuguesas.

Foto
A confirmarem-se as projecções, as duas regiões autónomas conseguem 19% da representação portuguesa no parlamento com sede em Estrasburgo REUTERS/Christian Hartmann

A Madeira terá duas deputadas no Parlamento Europeu. Colocada no oitavo lugar da lista do PS, Liliana Rodrigues deixa a Universidade da Madeira para se dedicar à vida política e Cláudia Aguiar, indicada pelo PSD-Madeira e colocada na sexta posição da candidatura da Aliança Portugal, troca a Assembleia da República pelo Parlamento Europeu.

No terceiro lugar da lista da coligação Aliança Portugal, a professora e dirigente sindical açoriana Sofia Ribeiro, 37 anos, tem também assegurada a sua eleição para o Parlamento Europeu. O mesmo acontece com Ricardo Serrão Santos, professor da Universidade dos Açores, escolhido pelos socialistas açorianos para ocupar o quinto lugar da lista do PS.

Ou seja, embora as duas regiões autónomas representem menos de 5% da população nacional, conseguem 19% da representação portuguesa no parlamento com sede em Estrasburgo.

Nas eleições europeias de 1994, o Parlamento Europeu chegou a integrar, por algum tempo, quatro políticos insulares, três madeirenses e um açoriano. Carlos Costa Neves foi eurodeputado entre 1994 e 2002, ou seja, depois de ser líder do PSD nos Açores e antes de ser nomeado ministro da Agricultura, Pescas e Florestas do XVI Governo Constitucional.

Pela Madeira, além do ex-presidente da Assembleia Regional, Nélio Mendonça, incluído em lugar elegível na lista do PSD, os socialistas indicaram o médico Quinídio Correia (que ficou como suplente na lista) e o CDS-M o engenheiro Rui Vieira, que não foram eleitos directamente, embora, por substituições havidas, tenham assumido o mandato em Novembro de 1995. Tratou-se do único período em que estiveram três deputados madeirenses em simultâneo no PE, numa legislatura em que Portugal tinha direito a 25 representantes.

 

 

Sugerir correcção
Comentar