Passos Coelho saúda início do ano lectivo "com normalidade"

"É um ano lectivo que tem vindo a arrancar com normalidade, e isso é uma coisa que eu desejo saudar, apesar de nem tudo ter corrido como nós gostaríamos, de ter havido alguma coisa feita em cima do joelho", declarou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, durante uma visita à Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada.

O presidente do PSD lamentou que tenha havido "escolas que souberam da notícia do seu encerramento, professores que ficaram sem saber onde é que seriam colocados, famílias que não sabiam onde é que os seus filhos estariam colocados também", mas acrescentou que "não foram dominantes na abertura do ano escolar, portanto, ele tem vindo a decorrer com normalidade, e isso é importante".

O presidente do PSD justificou a visita à Escola Anselmo de Andrade, em Almada, com o facto de se tratar de "um agrupamento de escolas que aconteceu antes desta inovação dos mega-agrupamentos", com "alunos que vêm desde o pré-escolar até ao 12.º ano".

Passos Coelho prometeu que os sociais-democratas estarão "muito atentos ao que se passa com estes mega-agrupamentos, uma vez que juntam muitas realidades distintas e às vezes concentram problemas" e defendeu que deve haver "mais autonomia para as escolas, também em termos pedagógicos".

O presidente do PSD manifestou o desejo de que as diferenças económicas "se esbatessem nas escolas" e defendeu "uma estabilização no sistema educativo que promova a qualidade, a exigência, o sucesso ulterior dos nossos jovens".

"É preciso olhar menos para as estatísticas, que às vezes são mentirosas, e olhar mais para o conteúdo", disse, considerando que em termos de qualidade do ensino em Portugal "muita coisa está longe de ser conseguida" e que é preciso melhorar nas "metas de aprendizagem, quer quanto à língua materna, quer quanto à matemática".