José Sócrates vai presidir amanhã ao Conselho de Ministros

Foto
Em plena época de fogos florestais, a oposição criticou Sócrates por estar ausente do país António Cotrim/Lusa

Depois de presidir ao Conselho de Ministros, José Sócrates deverá retomar a sua agenda à tarde, com algumas iniciativas que ainda não estão definidas.

O primeiro-ministro partiu de férias para o Quénia no dia 2 de Agosto, tendo sido substituído provisoriamente pelo “número dois” do Governo, o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa.

Em plena época de fogos florestais, os partidos da oposição criticaram o primeiro-ministro por estar ausente do país e exigiram o seu regresso, acusando o Governo de "indiferença" perante os incêndios.

Em resposta, o ministro António Costa afirmou que o primeiro-ministro esteve ao corrente de toda a situação e que ele próprio considerou desnecessário o regresso antecipado de José Sócratres.

António Costa, que falava há uma semana aos deputados das comissões parlamentares de Assuntos Constitucionais e da Agricultura, esclareceu ainda que o Presidente da República se tinha disponibilizado para fazer uma intervenção pública sobre a concentração de fogos. No entanto, o ministro de Estado considerou desnecessária uma comunicação de Jorge Sampaio, assegurando que a situação estava sob controlo.